Estudo internacional revela que ingerimos muitas calorias no Brasil
Pesquisadores analisaram refeições de outros países: Gana, China, Índia, Finlândia e Estados Unidos.
Publicada em
Um estudo internacional revelou que os restaurantes brasileiros têm exagerado no tamanho das porções dos pratos e na quantidade de calorias. O levantamento foi feito com base em seis países e publicado no British Medical Journal recentemente.
"A nossa conclusão é que precisamos prestar atenção na quantidade de alimento que ingerimos, não só no fast food, mas também em restaurante que serve refeição completa, o prato feito, ou PF", explica Vivian Suen, pesquisadora responsável pelo estudo no Brasil e professora da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. A pesquisa contou com apoio da Fapesp.
E segundo a especialista, o resultado de comer mais calorias que o necessário pode ser ganho de peso e obesidade.
Uma refeição brasileira, segundo a análise , contém em torno de 1200 kcal. O NHS, o serviço de saúde pública da Inglaterra, recomenda que um homem adulto ingira 2500 kcal por dia e uma mulher adulta 2000 kcal. Os PFs brasileiros, portanto, têm cerca de metade da necessidade calórica diária de um homem adulto e 60% de uma mulher adulta.
A pesquisadora ressalta, no entanto, que a quantidade de calorias recomendada varia de pessoa para pessoa, levando em conta seu estilo de vida, saúde, e mesmo o padrão das refeições ao longo do dia.
Mas para a média da população, a recomendação é pedir para os restaurantes diminuírem o tamanho das porções - principalmente a quantidade de arroz. Outra opção é dividir o prato com outra pessoa ou mesmo embrulhar o restante para viagem.
Além do Brasil, a pesquisa foi realizada em Gana, China, Índia, Finlândia e Estados Unidos. Os resultados foram parecidos para todos os países exceto a China. No país asiático, foi encontrada uma maior variedade de refeições com menor valor calórico.
Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!
SALA DE BATE PAPO