Estudo revela que a jabuticaba pode prevenir diabetes
A fruta, apesar de apresentar muitos nutrientes, não é facilmente encontrada em mercados.
Publicada em
Uma pesquisa da Universidade de Campinas (Unicamp) comprovou o poder da casca da jabuticaba na prevenção do pré-diabetes e na redução de gordura e inflação do fígado. Os testes foram feitos no Instituto de Biologia da universidade em camundongos idosos.
O consumo do extrato da casca do fruto aumentou os índices do colesterol bom (HDL), diminuiu a hiperglicemia, além de trabalhar como um aliado do metabolismo de lipídeos.
A pesquisa, que ganhou destaque internacional, sendo publicada no Journal of Functional Foods, durou quatro anos e foi coordenada pela professora do instituto, Valéria Helena Alves Cagnon Quitete, para defesa de tese de doutorado da pesquisadora Celina de Almeida Lamas.
Valéria afirmou que esta é a primeira pesquisa do tipo e confirmou também que os resultados estão ligados a camundongos envelhecidos porque são mais vulneráveis ao pré-diabetes e outras alterações hormonais.
Segundo os pesquisadores, ainda não há prazo para que o extrato da casca da jabuticaba seja usado em seres humanos, mas uma empresa nacional está o licenciando para usá-lo comercialmente.
A jabuticaba
Ela é uma fruta brasileira com poucas calorias e carboidratos, mas rica em fibras e nutrientes como vitamina C, vitamina E, magnésio, fósforo e zinco.
A jabuticaba pode ser consumida fresca ou em preparações como geleia, vinhos, vinagre, aguardente e licores. Apesar dos diversos benefícios, é muito difícil encontrar essa fruta em mercados distantes das suas regiões de produção, porque elas perdem sua qualidade rapidamente após retiradas da jabuticabeira.
Para ler mais notícias, curta página Antena 1 News no Facebook!
SALA DE BATE PAPO