Estados Unidos condenam ataque do Irã contra Israel e o classificam como escalada significativa do conflito
Publicada em
Atualizada em
WASHINGTON (Reuters) - Os Estados Unidos alertaram o Irã que o país vai sofrer consequências severas por conta do lançamento de uma saraivada de mísseis balísticos contra Israel nesta terça-feira, dizendo que o ataque marcava uma escalada significativa no conflito, mas que parece ter sido controlado.
O presidente Joe Biden expressou forte apoio dos EUA a Israel e descreveu o ataque do Irã como ineficaz. Ele disse que houve uma discussão sobre como Israel responderia e que ele falaria com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.
As forças militares dos EUA na região ajudaram Israel e sua defesa aérea a derrotar o ataque e o governo Biden estava consultando Israel sobre os próximos passos, disse o conselheiro de segurança nacional dos EUA, Jake Sullivan.
'Trata-se de uma escalada significativa por parte do Irã, um evento significativo”, disse Sullivan a repórteres na Casa Branca. 'Deixamos claro que haverá consequências, consequências graves, para esse ataque, e trabalharemos com Israel para que isso aconteça', afirmou.
Sullivan não especificou quais poderiam ser essas consequências, mas evitou pedir contenção a Israel, como os EUA fizeram em abril, quando o Irã realizou um ataque de drones e mísseis contra Israel.
'Os Estados Unidos estão completamente, completamente, completamente apoiando Israel', disse Biden mais tarde aos repórteres, acrescentando que ainda é preciso ver como Israel responderá.
O ataque de mísseis balísticos do Irã marca uma forte escalada das tensões na região, apesar de meses de intensas negociações do governo Biden e de promessas recorrentes de que um cessar-fogo para encerrar o conflito em Gaza era iminente.
Biden, nos últimos meses de seu mandato, enfrenta duras críticas tanto no âmbito interno como internacionalmente pelo apoio militar dos EUA a Israel, assim como sua vice-presidente e candidata democrata à Presidência, Kamala Harris.
O ex-presidente Donald Trump emitiu uma declaração após o lançamento dos mísseis do Irã, mas não abordou diretamente o ataque.
'O Irã tem exportado terror por todo o mundo, e isso está desmoronando. Todo o Oriente Médio está desmoronando', disse Trump, que enfrentará Kamala nas eleições de 5 de novembro.
(Reportagem de Jeff Mason, Simon Lewis e Matt Spetalnick)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO