EUA continuarão coordenação com Guaidó na Venezuela, diz Casa Branca
Publicada em
WASHINGTON, 4 Jan (Reuters) - Os Estados Unidos ainda reconhecem a Assembleia Nacional da Venezuela eleita em 2015 e manterão a coordenação com seu ex-líder Juan Guaidó 'e outros indivíduos com ideias semelhantes', disse a Casa Branca nesta quarta-feira.
O reconhecimento de Guaidó por Washington como presidente interino legítimo da Venezuela foi questionado no final do mês passado, quando a oposição do país, a Assembleia Nacional, retirou-lhe o título e dissolveu seu governo.
Em uma coletiva de imprensa, o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, disse que os Estados Unidos ainda reconhecem a Assembleia eleita em 2015 como a 'última instituição democrática remanescente' da Venezuela.
Questionado se Washington ainda reconhece Guaidó como presidente interino, Kirby disse que não queria 'entrar em hipóteses' e prometeu que os Estados Unidos iriam 'coordenar com ele e outros membros com ideias semelhantes' da legislatura da oposição.
O governo do ex-presidente norte-americano Donald Trump reconheceu Guaidó como o presidente legítimo da Venezuela depois que o presidente Nicolás Maduro foi reeleito em uma votação de 2018 que Washington e outros governos ocidentais chamaram de farsa.
Maduro manteve seu poder apoiado pelos militares venezuelanos, bem como por Rússia, China, Cuba e Irã.
A dissolução do governo interino levantou questões sobre o futuro dos ativos sob seu controle. Os parlamentares da oposição votaram na semana passada para nomear uma comissão para governar os ativos.
(Reportagem de Trevor Hunnicutt)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO