Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

EUA e Japão precisam 'reagir' contra China, diz embaixador norte-americano

Placeholder - loading - Novo embaixador dos EUA no Japão, Robert Glass, durante entrevista coletiva no aeroporto de Haneda, em Tóquio 18/04/2025 KAZUHIRO NOGI/Pool via REUTERS
Novo embaixador dos EUA no Japão, Robert Glass, durante entrevista coletiva no aeroporto de Haneda, em Tóquio 18/04/2025 KAZUHIRO NOGI/Pool via REUTERS
Ver comentários

Publicada em  

Por Rocky Swift

TÓQUIO (Reuters) - Os Estados Unidos e o Japão precisam trabalhar juntos para alinhar suas forças de defesa diante de uma China cada vez mais assertiva, disse o novo embaixador dos EUA, George Glass, em sua chegada a Tóquio nesta sexta-feira.

'Estamos com o Japão em uma vizinhança muito difícil. Temos a Rússia, a China e a Coreia do Norte', disse Glass aos repórteres no aeroporto de Haneda, acrescentando que os aliados precisam 'reagir contra um país como a China'.

O Japão abriga o maior destacamento de tropas dos EUA no exterior em todo o mundo, bem como esquadrões de jatos de combate e o único grupo de envio avançado de porta-aviões de Washington.

Nos últimos anos, Tóquio também embarcou em um incremento militar histórico e iniciou vários projetos com Washington para alinhar melhor suas forças e indústrias de defesa.

No entanto, a hesitação de Trump em relação ao apoio à Ucrânia em sua guerra com a Rússia e as reclamações dele sobre o custo das alianças de defesa aumentaram a preocupação com o compromisso dos EUA com suas parcerias de segurança em todo o mundo.

Glass disse que Washington está concentrado na segurança dos cidadãos norte-americanos e japoneses e em garantir que os militares tenham todo o apoio e materiais necessários para combater as ameaças de Pequim.

Questionado sobre os comentários de Glass, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lin Jian, disse que os diplomatas devem promover a amizade entre os países em vez de difamá-los e afirmou que a China tem sido uma força para a paz internacional.

'Quem está ostentando força militar, provocando confrontos e ameaçando a paz em todos os lugares?', disse ele em uma coletiva de imprensa regular. 'A comunidade internacional nunca foi tão clara sobre isso.'

Trump escolheu Glass a dedo, em parte, devido ao seu sucesso em combater os 'hábitos predatórios' da China durante seu cargo anterior como embaixador em Portugal de 2017 a 2021, disse ele.

Em sua audiência de confirmação no Congresso dos EUA em março, Glass disse que, no entanto, precisaria pressionar o Japão a pagar mais pelo custo do apoio militar dos EUA.

Trump quer que as negociações sobre esses custos sejam incluídas nas tratativas comerciais em andamento, desencadeadas por suas tarifas de importação abrangentes sobre dezenas de países, incluindo o Japão. Tóquio quer manter as questões separadas.

Glass disse que está 'extremamente otimista' de que os EUA chegarão a um acordo com o Japão. Segundo Washington, mais de 75 países entraram em contato para conversações desde que o governo divulgou as tarifas no início deste mês.

(Reportagem de Rocky Swift e Chang-Ran Kim, em Tóquio, e Liz Lee, em Pequim)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

Bruno Mars acaba de escrever mais um capítulo na história da música digital e assumir de vez o posto de Rei do Streaming. O cantor se tornou o primeiro artista da história a atingir 150 milhões de ouvintes mensais no Spotify, feito impulsionado por seu catálogo repleto de hits atemporais e colaborações estratégicas — mesmo sem lançar um álbum solo desde 24K Magic (2016). A marca consolida sua posição como um dos artistas mais influentes e ouvidos da era digital.

Sucesso absoluto no Spotify: números que impressionam

A trajetória de Bruno Mars no Spotify é marcada por recordes e feitos inéditos. Além do marco dos 150 milhões de ouvintes mensais, ele também quebrou o recorde de música mais rápida a atingir 1 bilhão de streams com a faixa "Die With A Smile", em parceria com Lady Gaga, que atingiu o número em apenas 96 dias.

Outro destaque é o clássico "Just The Way You Are", que acumula 2,39 bilhões de streams e é a música mais ouvida da carreira de Bruno Mars na plataforma. Em uma única semana, a faixa somou 132,2 milhões de streams, estabelecendo outro recorde de audiência semanal.

Um artista completo: do Elvis mirim ao Rei do Streaming

Antes de dominar o mundo com seus hits dançantes e baladas inesquecíveis, Bruno Mars era apenas um garoto havaiano que encantava plateias imitando Elvis Presley. Seu talento precoce e carisma nos palcos renderam-lhe o apelido de "Elvis mirim", e ele chegou a se apresentar como o icônico Rei do Rock em shows locais e até em filmes.

Décadas depois, o menino que cresceu idolatrando Elvis conquistou seu próprio trono — não o do rock, mas o do streaming. Se Presley foi o símbolo máximo da era do vinil e das performances ao vivo, Bruno Mars é hoje o nome mais forte da era digital, com recordes inéditos nas principais plataformas e uma base global de ouvintes que cresce a cada hit.

15 H
  1. Home
  2. noticias
  3. eua e japao precisam reagir …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.