EUA impõem novas sanções à frota paralela de petróleo do Irã, diz Tesouro
Publicada em
WASHINGTON (Reuters) - Os Estados Unidos impuseram sanções a mais de 30 pessoas e embarcações por seu papel na venda e no transporte de produtos petrolíferos do Irã, como parte da 'frota paralela' de Teerã, disse o Departamento do Tesouro.
As sanções têm como alvo corretores de petróleo nos Emirados Árabes Unidos e em Hong Kong, operadores e gerentes de petroleiros na Índia e na China, o chefe da Companhia Nacional Iraniana de Petróleo do Irã e a Companhia Iraniana de Terminais de Petróleo, disse o Tesouro.
Os navios sancionados transportam dezenas de milhões de barris de petróleo bruto, avaliados em centenas de milhões de dólares, disse o Tesouro em comunicado.
'O Irã continua a depender de uma rede obscura de navios, transportadores e corretores para facilitar suas vendas de petróleo e financiar suas atividades desestabilizadoras', disse o secretário do Tesouro, Scott Bessent.
As sanções adotadas se baseiam naquelas impostas pelo governo Biden.
Tais sanções têm como alvo setores-chave da economia do Irã, com o objetivo de negar ao governo fundos para seus programas nucleares e de mísseis. A medida geralmente proíbe quaisquer indivíduos ou entidades norte-americanas de fazer negócios com os alvos e congela quaisquer ativos mantidos pelos EUA.
(Reportagem de Katharine Jackson e Doina Chiacu)
Escrito por Reuters