Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Euforia toma conta de Israel com mais reféns libertados na Faixa de Gaza

Placeholder - loading - Helicóptero militar israelense transportando reféns israelenses libertados de Gaza chega ao complexo Beilinson Schneider, em Petah Tikva, Israel 25/01/2025 REUTERS/Ronen Zvulun
Helicóptero militar israelense transportando reféns israelenses libertados de Gaza chega ao complexo Beilinson Schneider, em Petah Tikva, Israel 25/01/2025 REUTERS/Ronen Zvulun
Ver comentários

Publicada em  

JERUSALÉM (Reuters) - Os israelenses comemoram neste sábado a liberação de quatro militares mulheres israelenses que tinham se tornado reféns na Faixa de Gaza nos últimos 15 meses, com cenas de júbilo em Tel Aviv, onde multidões se juntaram em uma praça pública para assistir à liberação ao vivo em telões.

A liberação de Karina Ariev, Daniella Gilboa e Naama Levy, todas de 20 anos, e Liri Albag, de 19, era muito aguardada por suas famílias, depois que o grupo militante palestino Hamas disse na sexta-feira quem seriam as reféns soltas.

Três outros reféns foram libertados na semana anterior, como parte de um plano complexo e multifásico de cessar-fogo entre Israel e Hamas, que inclui a liberação de centenas de prisioneiros palestinos.

Na casa da família Gilboa, em Petah Tikva, próxima a Tel Aviv, a irmã de Daniela, que tem 15 anos, afirmou que a família nunca perdeu a esperança.

“Permanecemos otimistas e fizemos tudo para vê-la aqui de volta, pelo seu retorno”, afirmou Noam Gilboa, depois de ver imagens da soltura dela pela televisão. “Uau! Eu imaginei ela totalmente deferente. Me trouxe de volta todas as emoções que tive no último ano.”

Gilboa, Ariev, Levy e Albag foram sequestradas durante o ataque do Hamas ao sul de Israel em 7 de outubro de 2023, quando cerca de 1.200 pessoas morreram e outras 250 foram levadas como reféns, de acordo com autoridades israelenses. Mais de 100 foram soltas em novembro de 2023, durante uma trégua de uma semana entre os dois lados.

Em mensagem publicada neste sábado, o presidente israelense, Isaac Herzog, escreveu que “toda uma nação chora e se alegra com vocês neste momento”.

O setor militar israelense publicou vídeos de momentos emotivos em que as reféns se reencontram com suas famílias. Em um deles, a mãe de Liri diz a ela: “Você é uma heroína, você está em casa. É isso”.

A médica Lena Koren Feldman, do Rabin Medical Centre, disse que a avaliação inicial das reféns é de condição médica estável.

Uma autoridade do Ministério da Saúde afirmou que a liberação das reféns “foi emocional e medicamente complexa para as que retornavam para suas famílias, para as famílias de todos os reféns”.

Ruhama Albag descreveu um sentimento de 'alegria inacreditável' com a libertação de sua sobrinha, Liri, que trouxe imenso alívio e felicidade à família.

'Ela está linda, cheia de energia, cheia de vitalidade, acenando, em paz consigo mesma', disse Ruhama. “Não descansaremos até que todos (os reféns) estejam de volta. Este momento não podemos descrever, é pura alegria.”

Ainda há mais de 80 reféns na Faixa de Gaza.

(Reportagem de Yigal Elimelech, Michal Yaakov Itzhaki e Miro Maman)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia ROD STEWART E RONNIE WOOD VOLTAM A TOCAR JUNTOS NO GLASTONBURY 2025

ROD STEWART E RONNIE WOOD VOLTAM A TOCAR JUNTOS NO GLASTONBURY 2025

Após ser homenageado na última edição do American Music Awards, Rod Stewart acaba de anunciar uma surpresa que promete emocionar os fãs de rock clássico: seu aguardado show no Festival de Glastonbury 2025 contará com a participação especial de Ronnie Wood, guitarrista dos Rolling Stones e ex-companheiro de banda no Faces.

A apresentação acontece no tradicional "Legends Slot", no domingo, 29 de junho, no palco principal de Glastonbury, e marcará o reencontro musical entre dois ícones do rock britânico.

A volta dos velhos tempos: Faces no coração do repertório

Em recente entrevista ao podcast britânico That Peter Crouch Podcast, Stewart revelou que mantém contato frequente com Ronnie Wood, com quem compartilhou o palco no final dos anos 1960 e início dos anos 1970, na banda de blues rock Faces, que também contava com o baterista Kenney Jones.

“Ainda converso com Ronnie o tempo todo. É um dos meus grandes amigos, e voltar a tocar com ele em Glastonbury será como reviver os velhos tempos”, disse o cantor.

Com essa declaração, os fãs podem esperar por clássicos como “Stay With Me” e “Ooh La La” na setlist — músicas marcadas pela parceria entre Stewart e Wood no auge da banda.

Rod Stewart no Glastonbury: show mais esperado da edição 2025

Aos 80 anos, Rod Stewart fará sua estreia no slot de lendas de Glastonbury, e se junta à lista de artistas consagrados que já passaram por esse horário, como Diana Ross, Paul Simon e Kylie Minogue.

O reencontro com Ronnie Wood torna essa performance ainda mais emblemática, colocando Glastonbury 2025 no radar de todos os amantes do rock. O festival acontece entre os dias 25 e 29 de junho, em Worthy Farm, Somerset, no Reino Unido.

Homenagem emocionante no American Music Awards 2025

Antes de seu retorno triunfal ao Glastonbury, Rod Stewart foi homenageado com o Lifetime Achievement Award no American Music Awards 2025, realizado em 26 de maio no Fontainebleau Las Vegas. A cerimônia foi marcada por um momento comovente quando cinco de seus filhos — Kimberly, Sean, Ruby, Renee e Liam — subiram ao palco (na foto acima) para entregar o prêmio ao pai, surpreendendo-o e emocionando o público presente.

1 H
  1. Home
  2. noticias
  3. euforia toma conta de israel …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.