Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Evo se diz confiante em reeleição na Bolívia apesar de possível 2º turno

Placeholder - loading - Presidente da Bolívia, Evo Morales, durante campanha em região de Chapare 20/10/2019 REUTERS/Ueslei Marcelino
Presidente da Bolívia, Evo Morales, durante campanha em região de Chapare 20/10/2019 REUTERS/Ueslei Marcelino
Ver comentários

Publicada em  

Por Monica Machicao e Daniel Ramos

LA PAZ (Reuters) - O presidente da Bolívia, Evo Morales, minimizou uma contagem inicial dos votos da eleição de domingo que aponta para um segundo turno, dizendo estar confiante de que as urnas rurais ainda não computadas ajudarão a lhe garantir uma vitória imediata e uma maioria no Congresso.

De acordo com uma contagem preliminar de quase 84% dos votos realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Evo liderava com 45% dos votos contra 38% de seu principal rival, Carlos Mesa.

Mas essa cifra é inferior à maioria mínima de 50% e à vantagem de 10 pontos que Evo precisaria para evitar um segundo turno no dia 15 de dezembro que decidirá quem governará a Bolívia, país de 11 milhões de habitantes sem saída para o mar, entre 2020 e 2025.

Muitas pessoas, incluindo Mesa, consideram um segundo turno uma certeza, mas Evo, que comanda a Bolívia desde 2006, os confundiu comemorando a vitória em uma coletiva de imprensa e dizendo que o voto rural deve ajudar a mantê-lo no cargo.

'Vencemos novamente. Quatro eleições consecutivas vencemos na Bolívia', disse Evo, o líder de esquerda que governa há mais tempo na América do Sul. 'Estamos confiantes a respeito dos votos do interior'.

Uma interrupção abrupta na contagem do TSE também causou preocupação. A Organização dos Estados Americanos (OEA), uma observadora oficial da eleição, pediu ao tribunal que explicasse por que a transmissão dos dados foi interrompida.

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, disse em sua conta de Twitter que acompanha a eleição na Bolívia e está preocupado com a 'interrupção inesperada' do relato oficial dos resultados.

Uma fonte diplomática radicada em La Paz disse à Reuters que a contagem dos votos foi 'interrompida abruptamente', o que provocou temores de que esteja sendo manipulada para evitar um segundo turno. A fonte disse que este seria um 'caminho muito perigoso'.

O TSE, do qual não se esperava o anúncio de mais resultados até a manhã desta segunda-feira, não quis comentar.

Mesa comemorou a contagem preliminar em meio a apoiadores entusiasmados. 'Estamos no segundo turno', disse.

'A democracia é o valor mais importante pelo qual estamos lutando', disse Mesa, de 66 anos. 'Não a perderemos'.

Em uma postagem feita após a contagem ser suspensa, ele disse que seu partido 'não permitirá a manipulação de um resultado que nos coloca claramente no segundo turno'.

(Por Daniel Ramos, Monica Machicao e Mitra Taj, em La Paz)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

Bruno Mars acaba de escrever mais um capítulo na história da música digital e assumir de vez o posto de Rei do Streaming. O cantor se tornou o primeiro artista da história a atingir 150 milhões de ouvintes mensais no Spotify, feito impulsionado por seu catálogo repleto de hits atemporais e colaborações estratégicas — mesmo sem lançar um álbum solo desde 24K Magic (2016). A marca consolida sua posição como um dos artistas mais influentes e ouvidos da era digital.

Sucesso absoluto no Spotify: números que impressionam

A trajetória de Bruno Mars no Spotify é marcada por recordes e feitos inéditos. Além do marco dos 150 milhões de ouvintes mensais, ele também quebrou o recorde de música mais rápida a atingir 1 bilhão de streams com a faixa "Die With A Smile", em parceria com Lady Gaga, que atingiu o número em apenas 96 dias.

Outro destaque é o clássico "Just The Way You Are", que acumula 2,39 bilhões de streams e é a música mais ouvida da carreira de Bruno Mars na plataforma. Em uma única semana, a faixa somou 132,2 milhões de streams, estabelecendo outro recorde de audiência semanal.

Um artista completo: do Elvis mirim ao Rei do Streaming

Antes de dominar o mundo com seus hits dançantes e baladas inesquecíveis, Bruno Mars era apenas um garoto havaiano que encantava plateias imitando Elvis Presley. Seu talento precoce e carisma nos palcos renderam-lhe o apelido de "Elvis mirim", e ele chegou a se apresentar como o icônico Rei do Rock em shows locais e até em filmes.

Décadas depois, o menino que cresceu idolatrando Elvis conquistou seu próprio trono — não o do rock, mas o do streaming. Se Presley foi o símbolo máximo da era do vinil e das performances ao vivo, Bruno Mars é hoje o nome mais forte da era digital, com recordes inéditos nas principais plataformas e uma base global de ouvintes que cresce a cada hit.

17 H
  1. Home
  2. noticias
  3. evo se diz confiante em …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.