Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Morre Jacques Chirac aos 86 anos

Placeholder - loading - Ex-presidente francês Jacques Chirac em cerimônia no Palácio do Eliseu, em Paris 09/02/2007 REUTERS/ Charles Platiau/Arquivo
Ex-presidente francês Jacques Chirac em cerimônia no Palácio do Eliseu, em Paris 09/02/2007 REUTERS/ Charles Platiau/Arquivo
Ver comentários

Publicada em  

Atualizada em  

Por Sudip Kar-Gupta e Sophie Louet

PARIS (Reuters) - O ex-presidente francês Jacques Chirac, um camaleão político que dominou a política da França durante décadas e lutou para que a voz de seu país fosse ouvida na Europa e além, morreu nesta quinta-feira, aos 86 anos.

Chirac foi presidente de 1995 a 2007. Ele forjou seu estilo nos moldes do líder do pós-guerra Charles de Gaulle, empenhando-se em fortalecer a posição da França na arena mundial.

A Assembleia Nacional interrompeu os trabalhos para fazer um minuto de silêncio. O presidente francês, Emmanuel Macron, cancelou um compromisso público e programou um pronunciamento a ser televisionado ainda nesta quinta-feira.

Chirac faleceu pacificamente, cercado por seus entes queridos, disse Frédéric Salat-Baroux, seu genro, à Reuters.

Prefeito de Paris durante 18 anos e primeiro-ministro para presidentes de esquerda e direita antes de ele mesmo ocupar o Palácio do Eliseu, Chirac tinha o dom de se conectar com os eleitores, particularmente na França rural.

'Jacques Chirac soube como criar um elo pessoal com o povo francês', disse o ex-presidente socialista François Hollande. 'A França estava em seu sangue. Ele explorou cada canto, provou cada iguaria local.'

Ele será lembrado por sua oposição desafiadora à invasão norte-americana do Iraque, uma campanha militar durante a qual o relacionamento de Chirac com o então premiê britânico, Tony Blair, azedou e atingiu seu pior momento.

Blair disse ter ficado profundamente entristecido com o falecimento de Chirac.

'Ele foi uma figura imponente das políticas francesa e europeia ao longo de muitas décadas. Quaisquer que fossem nossas diferenças de tempos em tempos, ele sempre era infalivelmente gentil, generoso e pessoalmente solícito', disse Blair em um comunicado.

Na Europa, Chirac se tornou um dos principais porta-estandartes da União Europeia. Ele criou uma aliança com o chanceler alemão Gerhard Schroeder que aproximou mais as duas potências europeias tradicionais, mas aborreceu alguns de seus parceiros no bloco.

Em dezembro de 2012, cinco anos após deixar a Presidência, Chirac foi considerado culpado por abusar dos fundos públicos quando foi prefeito de Paris, o que fez dele o primeiro chefe de Estado condenado desde o marechal Philippe Pétain, um colaborador nazista, em 1945.

Mas ele não passou nenhum tempo na prisão, e o drama quase não arranhou sua imagem – o que lhe rendeu o apelido 'Houdini', uma referência à sua capacidade de escapar de punições graves.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

2 H
  1. Home
  2. noticias
  3. ex presidente frances jacques …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.