Ex-procurador anticorrupção é preso na Guatemala
Publicada em
Por Sofia Menchu
CIDADE DE GUATEMALA (Reuters) - A polícia guatemalteca prendeu um ex-procurador de alto escalão nesta sexta-feira, acusando-o de abusar de sua autoridade ao investigar alegações de corrupção contra um ex-presidente da Guatemala.
Stuardo Campo é o mais recente entre um número crescente de ex-procuradores, juízes e oficiais que foram presos ou forçados ao exílio nos últimos anos.
Campo disse que sua prisão decorreu de acusações apresentadas pela Fundação Anti-Terrorismo, uma organização de extrema direita que teve como alvo políticos, ativistas e jornalistas no ano passado.
'Esta é uma denúncia falsa', disse Campo a repórteres enquanto a polícia o levava para comparecer perante o tribunal. 'É totalmente falsa.'
Em 2021, Campo foi afastado do cargo de procurador-chefe de combate à corrupção do país e transferido para o departamento de combate ao tráfico de pessoas do Ministério Público.
Campo havia solicitado que o ex-presidente Jimmy Morales perdesse sua imunidade legal para permitir uma investigação sobre suas supostas conexões com um caso de fraude de 64 milhões de dólares.
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO