Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Excesso de televisão também faz mal para os adultos, revela estudo

Até então, os prejuízos cognitivos para as crianças eram conhecidos; para os adultos, é novidade.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Excesso de televisão também faz mal para os adultos, revela estudo"
Ver comentários

Publicada em  

Um estudo indicou que assistir televisão por mais de três horas e meia por dia pode diminuir a capacidade de memória em até 10% em adultos com mais de 50 anos. O prejuízo à cognição pelo excesso de TV já era conhecido entre as crianças, mas entre adultos é novidade.

“Isso não é algo para se preocupar. Mas se você estiver assistindo mais do que isso, vale a pena tentar se engajar em atividades físicas e sociais e coisas que são mentalmente desafiadoras, como palavras cruzadas ou atividades artísticas”, comentou Daisy Fancourt, da University College London, no Reino Unido.

Os pesquisadores ainda salientaram que o declínio cognitivo encontrado no estudo não está automaticamente relacionado ao surgimento de demência. Por isso, não há motivos para alarde.

Para chegar à conclusão, a equipe da University College London recrutou adultos com idade média de 67 anos, entre 2008 e 2009. O tempo médio que passavam assistindo televisão foi verificado e testes de memória verbal e fluência semântica foram aplicados.

A análise de ambos os resultados, no começo e no final do estudo, mostrou que aqueles que relataram passar mais de três horas e meia por dia em frente à TV tiveram um diminuição média de 8% a 10% na pontuação de memória verbal. Já aqueles que assistiram por menos tempo apresentaram um declínio cognitivo menor, de 4% a 5%.

“Assistir televisão também pode ter benefícios educacionais, como assistir documentários, assim como benefícios de relaxamento para reduzir o stress. No geral, o que o estudo sugere é que adultos com mais de 50 anos devem equilibrar o hábito da TV com outras atividades”, disse Daisy Fancourt, da University College London.

Os pesquisadores ainda ressaltam que as descobertas levantaram muitas questões, por isso serão necessárias mais pesquisas para obter mais respostas. Mas o que já é certo é que para evitar o declínio cognitivo é preciso diminuir o tempo de televisão e aproveitar outras atividades edificantes.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

18 H
  1. Home
  2. noticias
  3. excesso de televisao tambem …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.