Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

EXCLUSIVO-EDP pode criar joint venture com chinesa CTG para Brasil e América Latina

Placeholder - loading - Imagem da noticia "EXCLUSIVO-EDP pode criar joint venture com chinesa CTG para Brasil e América Latina"
Ver comentários

Publicada em  

Atualizada em  

Por Clara Denina, Sergio Goncalves e Tatiana Bautzer

LONDRES/SÃO PAULO, 13 Mar (Reuters) - A elétrica portuguesa EDP Energias de Portugal pode propor uma joint venture com a China Three Gorges para permitir à chinesa expandir sua presença no Brasil e na América Latina, caso a oferta da gigante oriental pela aquisição da EDP fracasse, disseram fontes próximas do assunto.

A CTG, maior acionista da EDP, com uma fatia de 23 por cento, está entre as estatais chinesas que aumentaram investimentos nos últimos anos em países europeus como Portugal, Grécia e Chipre, mas um maior rigor de reguladores da União Europeia levantou dúvidas sobre se isso pode continuar.

A elétrica chinesa apresentou uma oferta pública de aquisição da EDP em maio, por 9 bilhões de euros. A operação tem caminhado lentamente, e fontes dizem que a CTG ainda precisaria obter aprovações regulatórias na Europa e nos Estados Unidos.

A EDP já afirmou publicamente que considerou a oferta da CTG como muito baixa, mas a operação teria apoio do governo português.

A proposta da CTG também sofreu oposição de um fundo investidor ativista, o Elliot, que apresentou um plano alternativo em que sugere que a EDP venda ativos no Brasil, Portugal e Espanha. O Elliot tem 2,9 por cento da EDP.

Como a CTG tem interesse em expansão na América Latina, a joint venture para o continente poderia providenciar uma saída satisfatória caso a proposta de aquisição da EDP falhe, disseram duas das fontes.

A subsidiária da EDP no Brasil, EDP Energias do Brasil, tem um valor de mercado de 2,8 bilhões de dólares, enquanto a CTG tem uma operação no Brasil que não é listada em bolsa. As duas empresas já possuem uma joint venture para um projeto no Peru.

A CTG não respondeu de imediato a pedidos de comentário. A EDP Brasil não quis comentar.

'Se a CTG falhar em aumentar sua fatia (na EDP), um retorno ao 'status quo' é impossível... a CTG pode terminar tomando o controle dos negócios no Brasil e ficar com uma fatia menor na EDP', disse uma das fontes.

Em evento com investidores para atualizar sua estratégia, a EDP disse em 12 de março que planeja vender 2 bilhões de euros em ativos em Portugal e na Espanha, além de levantar 4 bilhões de euros com um programa de rotação de ativos até 2022 para financiar sua expansão em energia renovável e fortalecer seu balanço.

A EDP possui 51 por cento da EDP Brasil, que tem ativos de geração e transmissão e controla distribuidoras de energia no Espírito Santo e em São Paulo.

Fontes haviam dito anteriormente à Reuters que a EDP iniciou um processo de venda de sua termelétrica de Pecém, no Ceará.,

'A ideia é combinar os ativos da CTG no Brasil com a subsidiária da EDP listada lá', disse uma terceira fonte.

A CTG opera hidrelétricas e parques eólicos no Brasil com 8,2 gigawatts em capacidade instalada. A eventual fusão dos ativos com a EDP Brasil criaria um líder entre os agentes privados de geração no país, levando as empresas a ultrapassar a atual primeira colocada, a francesa Engie.

Os ativos da CTG Brasil são avaliados em cerca de 5,6 bilhões de dólares, o que significa que a CTG poderia controlar cerca de dois terços de uma eventual joint venture, disse a terceira fonte, alertando que ainda não há conversas entre as partes neste estágio.

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

Loading Spinner

Carregando...

  1. Home
  2. noticias
  3. exclusivo edp pode criar …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.