Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

EXCLUSIVO-Neuralink enfrenta problemas com fios de implante há anos, dizem fontes

Placeholder - loading - Logo da Neuralink à frente da silhueta do rosto de Elon Musk em foto de ilustração 19/12/2022 REUTERS/Dado Ruvic
Logo da Neuralink à frente da silhueta do rosto de Elon Musk em foto de ilustração 19/12/2022 REUTERS/Dado Ruvic
Ver comentários

Publicada em  

Por Rachael Levy

(Reuters) - A revelação feita pela Neuralink na semana passada de que minúsculos fios dentro do cérebro de seu primeiro paciente haviam saído de posição é um problema que a empresa de Elon Musk conhece há anos, de acordo com cinco pessoas familiarizadas com o assunto.

A empresa sabia, por meio de testes em animais realizados antes de sua aprovação nos Estados Unidos no ano passado, que os fios poderiam se retrair, removendo com eles os eletrodos sensíveis que decodificam os sinais cerebrais, disseram três das fontes. A Neuralink considerou o risco baixo o suficiente para que um novo projeto não fosse necessário, acrescentaram as fontes.

A Neuralink está testando seu implante para dar a pacientes paralisados a capacidade de usar dispositivos digitais pensando sozinhos, uma perspectiva que poderia ajudar pessoas com lesões na medula espinhal.

A empresa informou na semana passada que os minúsculos fios do implante, que são mais finos do que um fio de cabelo humano, se retraíram do cérebro de um paciente em seu primeiro teste em humanos, resultando em menos eletrodos que poderiam medir os sinais cerebrais.

Os sinais são traduzidos em ações, como mover o cursor de um mouse na tela de um computador. A empresa disse que conseguiu restaurar a capacidade do implante de monitorar os sinais cerebrais do paciente fazendo alterações que incluíram a modificação do algoritmo para torná-lo mais sensível.

As fontes não quiseram ser identificadas, alegando acordos de confidencialidade que haviam assinado com a empresa. A Neuralink e seus executivos não responderam às ligações e emails que solicitaram comentários.

A Agência de Alimentos e Medicamentos (FDA, na sigla inglês) dos EUA estava ciente do possível problema com os fios porque a empresa compartilhou os resultados dos testes em animais como parte de seu pedido para iniciar testes em humanos, disse uma das fontes.

A FDA se recusou a comentar se estava ciente do problema ou de sua possível importância. A agência disse à Reuters que continuará monitorando a segurança dos pacientes inscritos no estudo da Neuralink.

Se a Neuralink continuar os testes sem uma reformulação, ela pode enfrentar problemas caso mais fios se soltem e seu ajuste no algoritmo se mostre insuficiente, disse uma das fontes.

Mas o redesenho dos fios traz seus próprios riscos. Fixá-los no cérebro, por exemplo, poderia resultar em danos ao tecido cerebral se os fios se soltassem ou se a empresa precisasse remover o dispositivo, disseram duas das fontes.

A empresa tem procurado projetar os fios de forma que sua remoção seja perfeita, de modo que o implante possa ser atualizado com o passar do tempo, à medida que a tecnologia for sendo aprimorada, afirmam funcionários atuais e antigos.

Em janeiro, a Neuralink implantou o dispositivo no cérebro de seu primeiro paciente, Noland Arbaugh, que está paralisado dos ombros para baixo devido a um acidente de mergulho em 2016.

Nas semanas após a cirurgia, 'vários fios se retraíram do cérebro', disse a Neuralink em uma atualização de blog na semana passada. A publicação não mencionou efeitos adversos à saúde de Arbaugh e não revelou quantos dos 64 fios do dispositivo foram retirados ou pararam de coletar dados cerebrais.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia FOREIGNER SE DESPEDE DOS FÃS BRASILEIROS COM SHOW HISTÓRICO EM SÃO PAULO

FOREIGNER SE DESPEDE DOS FÃS BRASILEIROS COM SHOW HISTÓRICO EM SÃO PAULO

A lendária banda Foreigner se despediu dos fãs brasileiros com um super show em São Paulo, na noite do último sábado, em uma apresentação marcada por emoção, energia e celebração. O evento, que aconteceu no Espaço Unimed, faz parte da turnê mundial de despedida do grupo e contou com a participação especial do vocalista original Lou Gramm, consolidando-se como um momento inesquecível para os fãs de rock clássico.

Como antecipado em entrevista exclusiva à Rádio Antena 1 pelo próprio Lou Gramm, a passagem pelo Brasil teria um significado especial. E assim foi: ao invés de um clima de tristeza, o que se viu foi uma verdadeira festa em homenagem ao legado de uma das maiores bandas do rock americano das décadas de 70 e 80.

Double Trouble Tour aquece o público com clássicos e surpresas

A noite começou em alto nível com a abertura da "Double Trouble Tour", projeto que reuniu os vocalistas Eric Martin (Mr. Big) e Jeff Scott Soto (Yngwie Malmsteen, Journey), acompanhados pela competente banda Spektra, formada por Leo Mancini (guitarra), Edu Cominato (bateria), BJ (teclados e vocais) e Henrique Baboon (baixo).

No repertório, sucessos das bandas pelas quais os cantores passaram, como "To Be With You" e "Wild World", do Mr. Big, além da poderosa "Separate Ways", do Journey, que permitiu a Soto mostrar toda sua força vocal. A surpresa da noite ficou por conta de uma cover intensa de "Crazy", de Seal, provando a versatilidade dos músicos em cena.

Foreigner entrega performance impecável na turnê de despedida

Após a abertura arrebatadora, foi a vez do Foreigner subir ao palco — e mostrar por que ainda é referência quando se fala em rock de arena. Com uma performance carregada de emoção e qualidade técnica, Jeff Pilson, Michael Bluestein, Bruce Watson, Chris Frazier e Luis Carlos Maldonado conduziram o público por uma viagem sonora de quase cinco décadas de história.

“Arrisco a dizer que Maldonado foi o grande destaque da noite — se isso for possível diante da qualidade técnica dos outros integrantes do grupo. Fiquei impressionado ”, comentou o jornalista João Carlos Santana, da Rádio Antena 1.

A setlist, fiel àquela apresentada em outras datas da turnê pela América Latina, incluiu todos os grandes sucessos da banda (confira abaixo). E, no momento mais aguardado da noite, Lou Gramm subiu ao palco para cantar as quatro últimas músicas do show, em um ato simbólico que representou não apenas a origem musical da banda, mas também o respeito mútuo entre artista e público.

Set List - Foreigner - São Paulo, 10 de maio de 2025

1. "Double Vision"
2. "Head Games"
3. "Cold as Ice"
4. "Waiting for a Girl Like You"
5. "That Was Yesterday"
6. "Dirty White Boy"
7. "Feels Like the First Time"
8. "Urgent"
9. Keyboard Solo
10. Drum Solo
11. "Juke Box Hero" (with Lou Gramm)
12. "Long, Long Way From Home" (with Lou Gramm)
13. "I Want to Know What Love Is" (with Lou Gramm)
14. "Hot Blooded" (with Lou Gramm)

Uma despedida inesquecível e novos planos para 2026

A noite de sábado entrou para a história tanto para os fãs quanto para os músicos do Foreigner. Um evento raro, emocionante e tecnicamente impecável (com direito a solos de teclado e bateria). Mas para aqueles que ainda sonham em ver a banda ao vivo uma última vez, há uma última chance.

17 H
  1. Home
  2. noticias
  3. exclusivo neuralink enfrenta …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.