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EXCLUSIVO-Tesla planeja fabricar novo veículo elétrico em meados de 2025, dizem fontes

Placeholder - loading - Loja da Tesla em Berlim, Alemanha 13/11/2019 REUTERS/Fabrizio Bensch
Loja da Tesla em Berlim, Alemanha 13/11/2019 REUTERS/Fabrizio Bensch
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Por Hyunjoo Jin e Joseph White

SAN FRANCISCO/DETROIT (Reuters) - A Tesla disse a fornecedores que deseja iniciar a produção de um novo veículo elétrico para o mercado de massa com o codinome “Redwood” em meados de 2025, de acordo com quatro pessoas familiarizadas com o assunto, com duas delas descrevendo o modelo como um crossover compacto.

O presidente-executivo da Tesla, Elon Musk, há muito tempo despertou o apetite dos fãs e investidores por veículos elétricos acessíveis e robotáxis autônomos que deverão ser fabricados em plataformas de carros elétricos mais baratos e de próxima geração.

Esses modelos, incluindo um carro básico de 25 mil dólares, permitiriam competir com carros mais baratos movidos a gasolina e com um número crescente de veículos elétricos baratos, como os fabricados pela chinesa BYD.

A BYD ultrapassou a Tesla como maior fabricante mundial de veículos elétricos no último trimestre de 2023.

Musk havia prometido inicialmente construir um carro de 25 mil dólares em 2020, um plano que mais tarde ele arquivou e depois retomou. A oferta mais barata da Tesla, o sedã Model 3, tem preço inicial de 38.990 dólares atualmente nos Estados Unidos.

Musk disse no ano passado que estava preocupado com o impacto das altas taxas de juros na demanda do consumidor por itens caros, como carros.

A Tesla enviou “solicitações de cotações”, ou convites para licitações para o modelo “Redwood”, a fornecedores no ano passado, e previu um volume de produção semanal de 10.000 veículos, disseram duas das fontes.

A produção começaria em junho de 2025, disseram três das fontes.

A Tesla não respondeu a um pedido de comentário.

A montadora tem um histórico de não cumprir suas metas de lançamentos e preços, e levaria tempo para aumentar o volume.

A produção do Cybertruck, por exemplo, foi atrasada e demorou para acelerar e seu preço inicial de 60.990 dólares nos EUA é 50% superior ao anunciado por Musk em 2019.

“Eles têm sido excessivamente otimistas na maioria dos lançamentos de novos produtos. É mais provável que a produção em volume comece em 2026”, disse uma das fontes.

Musk afirmou no ano passado que o modelo acessível seria inicialmente construído na fábrica da Tesla no Estado norte-americano do Texas.

Mas obter lucro com os EVs mais baratos será um desafio, dados os custos das baterias, bem como as dificuldades tradicionais na produção de veículos baratos e de qualidade.

Nos últimos anos, a Tesla desmontou um Honda Civic, cujo preço começa em 23.950 dólares nos EUA, para estudar como fabricar carros mais baratos, disseram duas fontes distintas.

A arquitetura Tesla de próxima geração, chamada internamente de “NV9X”, incluirá dois ou mais modelos, disseram três fontes.

A Tesla também planeja construir carros mais baratos em sua fábrica perto de Berlim e está interessada em construir uma planta na Índia para produzir carros elétricos mais baratos, disseram fontes anteriormente.

A montadora de EVs também possui fábricas em Xangai, na China, e em Fremont, no Estado da Califórnia, nos EUA.

Escrito por Reuters

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ELISABETE FRANÇA REVELA OS PRÓXIMOS PASSOS DO FUTURO URBANO DE SÃO PAULO

Neste fim de semana, São Paulo dá um importante passo na construção de seu futuro urbano com a realização da 8ª Conferência Municipal da Cidade. A iniciativa, que segue diretrizes do Governo Federal, busca reunir propostas da população paulistana para compor a pauta da Conferência Estadual — e, futuramente, da Nacional. Em entrevista exclusiva à Rádio Antena 1, a secretária municipal de Urbanismo e Licenciamento, Elisabete França, compartilhou detalhes do processo participativo que vem sendo desenvolvido desde o início do ano e também falou sobre o futuro do Jockey Club, um dos pontos mais emblemáticos e disputados da cidade.

Segundo a secretária, a etapa municipal é fruto de um processo democrático e descentralizado, com 15 encontros regionais realizados aos sábados, nos quais foram reunidas mais de 600 propostas populares.

“Achei os encontros regionais riquíssimos, muito bacanas. Fiquei muito feliz, participei de quase todos”, afirmou.

As demandas mais recorrentes? Meio ambiente, habitação, mobilidade e participação popular?

“A população clama por mais áreas verdes, melhor preservação das árvores, mais parques e qualidade do ar. Nesse ponto, neste ano especial da COP30, foi muito importante”, disse a secretária.

Habitação, especialmente para famílias de baixa renda, liderou o volume de propostas. E, na mobilidade, destaque para segurança no transporte público e iluminação nas vias, com foco especial na segurança das mulheres.

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