Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Família de repórter dos EUA detido na Rússia pede ajuda da ONU

Placeholder - loading - Embaixadora dos EUA na ONU, Linda Thomas-Greenfield, concede entrevista ao lado de familiares de Evan Gershkovich  13/09/2023 REUTERS/Michelle Nichols
Embaixadora dos EUA na ONU, Linda Thomas-Greenfield, concede entrevista ao lado de familiares de Evan Gershkovich 13/09/2023 REUTERS/Michelle Nichols
Ver comentários

Publicada em  

Por Michelle Nichols

NAÇÕES UNIDAS (Reuters) - A família do jornalista norte-americano Evan Gershkovich disse nesta quarta-feira que fez um apelo por ajuda à Organização das Nações Unidas (ONU) em sua tentativa de libertá-lo na Rússia, onde ele foi detido em março sob acusações de espionagem que podem acarretar em até 20 anos de prisão.

Ao lado da embaixadora dos EUA na ONU, Linda Thomas-Greenfield, do lado de fora do Conselho de Segurança da organização, os pais e a irmã de Gershkovich disseram que apresentaram uma petição ao Grupo de Trabalho da ONU sobre Detenções Arbitrárias.

'Esta petição explica que a detenção de Evan é uma violação dos seus direitos humanos e que a Rússia deveria libertá-lo imediatamente. Nós apenas o queremos em casa', disse o pai de Gershkovich, Mikhail, aos jornalistas.

O Grupo de Trabalho tem um mandato do Conselho de Direitos Humanos da ONU, com sede em Genebra, para investigar 'casos de privação de liberdade impostos de forma arbitrária ou inconsistente com os padrões internacionais', pedindo aos governos que esclareçam ou chamem a atenção para os casos.

Os Estados Unidos dizem que a Rússia está usando o repórter do Wall Street Journal para conduzir uma 'diplomacia de reféns', numa altura em que a guerra de Moscou na Ucrânia mergulhou as relações com Washington para o ponto mais baixo em mais de 60 anos.

“Nenhuma família deveria assistir seu ente querido sendo usado como um peão político”, disse Thomas-Greenfield aos jornalistas. 'É exatamente isso que o Presidente Putin faz. As ações da Rússia são mais do que cruéis. E são uma violação do direito internacional.'

(Reportagem de Michelle Nichols)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SMOKEY ROBINSON É ACUSADO DE ABUSO SEXUAL

SMOKEY ROBINSON É ACUSADO DE ABUSO SEXUAL

O cantor, compositor e produtor musical Smokey Robinson, ícone da Motown Records e uma das vozes mais reconhecidas da história da música norte-americana, está sendo acusado de abuso sexual por quatro mulheres que trabalharam como domésticas e assistentes pessoais em suas residências entre 2006 e 2024.

As denúncias fazem parte de uma queixa de assédio no local de trabalho, protocolada nesta terça-feira (6) em um tribunal de Los Angeles, e obtida com exclusividade pela CNN.

Acusações graves envolvem mais de uma década de supostos abusos

De acordo com o documento, as mulheres, identificadas como Jane Does 1 a 4, afirmam ter sofrido assédio sexual, agressões sexuais recorrentes e condições de trabalho abusivas enquanto prestavam serviços na casa de Robinson e de sua esposa, Frances Robinson, que também é citada como co-ré no processo.

As vítimas relatam que permaneceram em silêncio durante anos por medo de represálias, perda do emprego e vergonha pública, agravados pela fama e influência do artista. Três das quatro mulheres também temiam que a denúncia pudesse impactar negativamente seu status migratório nos Estados Unidos.

Detalhes das alegações: múltiplos episódios e locais

Frances Robinson também é citada por conivência e racismo

Além de Smokey Robinson, o processo responsabiliza Frances Robinson por omissão e conivência com os abusos, além de contribuir para um ambiente de trabalho hostil ao gritar com as funcionárias e usar termos étnicos pejorativos, segundo a ação judicial.

Outras acusações incluem violações trabalhistas e danos emocionais

As ex-funcionárias também acusam o casal Robinson de violações das leis trabalhistas, como não pagamento de salário mínimo, ausência de horas extras, e falta de pausas para descanso e alimentação. As quatro vítimas estão requerendo pelo menos US$ 50 milhões em danos morais, materiais e punitivos.

14 H
  1. Home
  2. noticias
  3. familia de reporter dos eua …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.