Familiares se emocionam nos EUA ao falar com prisioneiros libertados
Publicada em
Por Kanishka Singh
WASHINGTON (Reuters) - Lágrimas de alegria escorreram no Salão Oval no momento em que as famílias de prisioneiros como Evan Gershkovich, libertado pela Rússia na maior troca desde a Guerra Fria, falaram pela primeira vez por telefone com seus entes queridos, mostrou um vídeo da Casa Branca na quinta-feira.
'Aqui é a mamãe. Está me ouvindo? É sua mãe', diz a mãe de Gershkovich ao filho, repórter do Wall Street Journal, no emocionante vídeo de dois minutos do reencontro virtual, postado pela conta de mídia social do presidente norte-americano, Joe Biden, no X.
'Só queremos dizer o quanto estamos maravilhados', afirma Biden aos detentos libertados, enquanto as famílias estavam ao redor do Resolute Desk presidencial. 'Vocês ficaram detidos injustamente por muito tempo, e estamos felizes por estarem em casa.'
A Rússia libertou Gershkovich, o ex-fuzileiro naval dos EUA Paul Whelan e outros na quinta-feira como parte da elaborada troca entre vários países que, segundo a Casa Branca, envolveu 24 prisioneiros, incluindo o russo Vadim Krasikov, libertado pela Alemanha.
'Todos os pais, filhos, cônjuges e entes queridos que se juntaram a mim no Salão Oval hoje estão orando por este dia há muito tempo', postou Biden sobre o acordo, que foi negociado em sigilo por mais de um ano.
No início do vídeo, Biden diz às famílias que os detentos foram libertados e estão em um ônibus, indo para o avião que os levará da Rússia para os Estados Unidos.
'Nenhuma palavra é forte o suficiente para isso. Eu tinha certeza de que ia morrer na prisão', disse o político da oposição russa Vladimir Kara-Murza à sua família, enquanto eles choravam.
'Ainda acho que estou dormindo na minha cela de prisão em Omsk em vez de ouvir sua voz.'
Biden diz aos repatriados que ele e as famílias os encontrarão quando aterrissarem na Base Conjunta Andrews, em Maryland, acrescentando com uma risada: 'Não finjam que não nos conhecem, certo?'
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO