Famosos que têm origem Ucraniana e você não sabia
De Clarice Lispector a Steven Spielberg, os ucranianos tem êxito em diversas áreas
Publicada em
Os últimos acontecimentos em território ucraniano vem chocando o mundo; asim, a Antena 1 decidiu prestar homenagem ao país e explorar mais sua cultura. Hoje, trazemos uma lista de famosos que têm origem Ucraniana e você provavelmente não sabia. Confira:
Clarice Lispector
Vamos começar a lista com uma das maiores escritoras da literatura brasileira, Clarice Lispector (1920). A autora nasceu em Chechel'nyk, aldeia ucraniana da qual se mudou aos seis anos de idade para vir a Recife, no Brasil.
Gregori Warchavchik
Natural de Odessa, cidade portuária da Ucrânia, Gregori Ilych Warchavchik chegou ao Brasil em 1923 para marcar presença na história da arquitetura do país, tornando-se um dos principais arquitetos modernistas.
Ele criou e construiu sua residência, considerada a primeira casa moderna do Brasil, e que hoje é o Museu Lasar Segall.
Adolpho Bloch
Líder do Grupo Bloch, conglomerado brasileiro de mídias, Adolpho Bloch nasceu na capital ucraniana, Kiev, e chegou ao Brasil em 1922, onde também era dono da rede Manchete de rádio e TV.
Natalie Wood
Conhecida como uma das rainhas de Hollywood, Natalie Wood, nascida Natalia Nikolaevna Zakharenko, tem forte ascendência ucraniana. Os avós da atriz fugiram de Kharkiv, cidade da Ucrânia, para a Rússia e, de lá, para Quebec, no Canadá, para então, finalmente, irem a São Francisco, Califórnia, onde a artista nasceu.
Wood atuou em filmes como “Amor, Sublime Amor”, “Rastros de Ódio”, “Juventude Transviada” e “Em Busca de um Sonho”.
Mila Kunis
Uma das atrizes mais populares da atualidade, Mila Kunis nasceu em Chernivtsi, Ucrânia, em 1983. Quando ela e sua família se mudaram para os Estados Unidos em 1991, com o fim da URSS, não sabiam falar inglês e a artista aprendeu muito do idioma através de programas de TV.
Kunis e seu marido, Ashton Kutcher, iniciaram uma campanha a fim de arrecadar fundos para ajudar os ucranianos após o início de um conflito armado entre o país natal da atriz e a Rússia . O objetivo é alcançar o valor de US$ 30 milhões (dos quais eles já doaram US$ 3 milhões) e as doações podem ser realizadas através da Go Fund Me.
Assista ao vídeo em que o casal fala sobre a iniciativa:
Steven Spielberg
Desta você provavelmente não sabia: Steven Spielberg tem descendência ucraniana por parte de pai e mãe e em 2006 visitou o país pela primeira vez. No mesmo ano, o diretor produziu “Spell Your Name”, documentário sobre o holocausto que foi estreado em Kiev, na Ucrânia. Segundo o artista, o lugar o fez se sentir em casa, tanto pelas comidas típicas que cresceu comendo quanto pela atmosfera familiar.
Veja também:
SALA DE BATE PAPO