Fantastic Negrito diz que embrulhou seus três Grammys e “me livrei deles”
O artista norte-americano reflete em entrevista exclusiva à Antena 1 sobre os valores da sociedade atual
Publicada em
Em mais uma passagem pelo Brasil, o músico norte-americano Xavier Amin Dphrepaulezz, o Fantastic Negrito, de 56 anos, concedeu uma entrevista à Antena 1 na qual revelou muito além de sua música. Em uma conversa sincera e profunda, o cantor e compositor vencedor de três Grammys conversou sobre temas que vão desde suas origens em Oakland nos anos 80, passando pelas dificuldades que enfrentou na juventude, até a criação de seu mais recente álbum, Son of a Broken Man.
Negrito explorou suas experiências de vida, mostrando que, por trás do artista, existe uma história de superação e resiliência. Em 1999, um acidente de carro deixou-o em coma por três semanas e causou sequelas em sua mão direita, usada por qualquer guitarrista destro para o ritmo do instrumento. Ele perseverou, mas, desanimado, decidiu se afastar da música por sete anos.
Foi o casamento e o nascimento de seu filho que o motivaram a tentar novamente. Seu retorno e renascimento, como ele mesmo costuma descrever, aconteceu sob o novo nome artístico, Fantastic Negrito, em 2014. Somente então, aos 46 anos, seu talento foi reconhecido ao vencer outros 7 mil músicos em uma competição da NPR Tiny Desk, o que lhe garantiu uma apresentação na prestigiada rádio de música independente.
Em um show descrito pelo próprio como “uma igreja sem religião”, Fantastic mostrou-se à vontade para discutir a ligação entre espiritualidade e música. Ele falou sobre o poder da igreja na cultura afro-americana, descrevendo seu show como um espaço de alta vibração espiritual, onde tenta criar uma experiência quase transcendental para seu público, sem a presença de dogmas.
A parceria com Sting e o álbum Son of a Broken Man
O encontro de Fantastic Negrito com Sting rendeu o lançamento do single "Undefeated Eyes", uma colaboração que surgiu quase por acaso. Após abrir para o artista em uma apresentação no Novo México, Sting insistiu para que Negrito lançasse a faixa. “Ele chegou ao meu estúdio em West Oakland sem segurança. Eu fiquei impressionado com essa atitude. A colaboração com Sting foi como uma união natural”, descreve Xavier, realçando que a amizade entre os dois artistas nasceu de um respeito mútuo pela autenticidade.
Em seu novo álbum, Son of a Broken Man, Negrito toca em questões pessoais que remetem à sua difícil relação com o pai. “Eu queria fazer esse projeto há muito tempo, mas eu estava muito feliz mentindo a mim mesmo. [...] Parece bom, mas não é. Eu me sinto como se estivesse morando atrás de um muro e fico cansado disso”, afirma ele.
O processo de criação envolveu muitas lágrimas e, como ele diz, uma disposição para admitir seu próprio medo. Para Negrito, a arte foi um espaço para processar traumas e encontrar uma forma de seguir em frente.
Apesar dos temas pesados e do peso do passado, o artista exala esperança. Ele vê a resiliência como um traço herdado dos antepassados, aqueles que, mesmo em meio às piores condições, mantiveram a “luz” viva para as futuras gerações. Na canção “This Little Light of Mine”, ele reflete sobre essa força inabalável, simbolizando a esperança e a determinação que o sustentam.
Fantastic Negrito deixou claro que sua música não é apenas sobre entretenimento, mas sobre transformação e resistência. Ele é um exemplo de como as dificuldades podem se tornar combustível para algo maior e mais significativo, embora não as romantize.
“Eu sou um humano reciclado”, diz Negrito. E é exatamente essa sua arte: uma expressão da vida em suas muitas facetas, construída sobre a dor, a superação e a vontade de deixar um legado duradouro, reconhecendo que nada se faz ou ganha sozinho.
Confira a entrevista da Antena 1 para conhecer muito mais sobre o artista e entender o porquê de ele não ter ficado com os seus prêmios do Grammy:
Veja também:
Shawn James: Confira a entrevista com a referência do blues rock da atualidade
Ray Charles em Cena: Descubra os Segredos Ocultos do Ícone da Soul!
Descontos especiais para distribuidores
SALA DE BATE PAPO