Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Fatia da Apple na China diminui com crescimento da Huawei

Placeholder - loading - Logo da Apple em Nova York 16/10/2019 REUTERS/Mike Segar/Arquivo
Logo da Apple em Nova York 16/10/2019 REUTERS/Mike Segar/Arquivo

Publicada em  

Atualizada em  

PEQUIM (Reuters) - A participação de mercado da Apple na China diminuiu dois pontos percentuais no segundo trimestre, com a empresa norte-americana enfrentando intensificação da concorrência de rivais como a Huawei, de acordo com dados da empresa de pesquisa de mercado Canalys.

As vendas de smartphones da Huawei aumentaram 41% em relação ao ano anterior no trimestre, impulsionadas pelo lançamento da série de aparelhos Pura 70, em abril.

Os dados da Canalys, embora não forneçam números específicos de vendas da Apple, mostraram que a participação de mercado da empresa na China caiu para 14% no segundo trimestre, uma redução em relação aos 16% no mesmo trimestre de 2023.

Como resultado, a Apple caiu do terceiro para o sexto lugar no mercado chinês de smartphones.

No geral, as vendas de smartphones na China cresceram 10% no trimestre, segundo a Canalys. A Vivo foi a principal marca, com uma participação de 19%, seguida por Oppo, Honor e Huawei, com 16%, 15% e 15%, respectivamente.

'Os fabricantes nacionais demonstraram liderança de mercado, ocupando as cinco primeiras posições no mercado da China continental pela primeira vez na história', disse Lucas Zhong, analista de pesquisa da Canalys.

'Por outro lado, a Apple enfrenta pressão de crescimento no mercado chinês e está se concentrando ativamente na otimização do gerenciamento de canais.'

A Huawei retornou ao segmento de smartphones de ponta em agosto passado com o lançamento de um dispositivo equipado por um chip de fabricação nacional, desafiando as sanções dos EUA que cortaram acesso da empresa à cadeia global de fornecimento de chipsets.

Em um esforço para aumentar as vendas, a Apple intensificou descontos este ano para atrair consumidores. A empresa norte-americana lançou uma campanha agressiva em maio, dobrando a escala de uma promoção de fevereiro e oferecendo cortes de preços de até 2.300 iuans (318,84 dólares) em modelos selecionados de iPhones.

Os analistas esperam que o forte desempenho da Huawei continue ao longo do ano. A empresa de pesquisa canadense TechInsights projetou no início deste ano que as vendas totais de smartphones da Huawei na China ultrapassarão 50 milhões de unidades em 2024, com a série Pura 70 respondendo por 10 milhões desses aparelhos.

Isso pode fazer a Huawei ser a marca número 1 no país, com uma participação de mercado de 19%, acima dos 12% em 2023, segundo a TechInsights.

(Por Liam Mo)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. fatia da apple na china …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.