Fazer listas pode trazer muito benefícios
Especialistas apontam que o costume pode ajudar bastante um indivíduo em diversos aspectos, como planejamento, concentração e êxito
Publicada em
De acordo com publicação da BBC, da Espanha, não há melhor maneira do que fixar e priorizar metas do que por meio de uma lista. Esse assunto é muito pertinente, inclusive, no início do ano, momento em que as pessoas geralmente renovam votos e desejos, muitas vezes relativos a uma mudança de vida. Uma coisa é certa é possível sentir uma certa satisfação ao elencar e ordenar as ideias e planos. Então, veja mais pontos positivos...
Colocar no papel todos os afazeres pendentes ajuda, sim, a priorizar e planejar; estruturar pensamentos; administrar o tempo; e realizar projetos grandes em uma série de passos mais gerenciáveis. Além disso tudo, passar as ideias da cabeça para o papel podem gerar uma sensação de calma.
Fora que ao completar uma tarefa da lista, o ser humano tende a sentir muita satisfação e validação.
Outro aspecto é relativo ao êxito. Sim, o hábito pode fazer o indivíduo se sentir mais exitoso e produtivo, segundo pesquisas diferentes. Os estudos do psicólogo Jordan Peterson mostraram que os estudantes obtêm um melhor desempenho se seguem um processo incluindo- a reflexão dos hábitos passados e a realização de uma lista com metas concretas para o futuro.
Outro trabalho de 2013 de FL Schmidt apontou que a produtividade dos empregados cresce em cerca de 10%, quando elencam os seus objetivos específicos, desafiantes e realistas.
Uma vantagem, que também merece ser destaca, é que enumerar algo, transcrevendo para o papel pode ajudar a ter mais concentração. Para psicólogos, o ideal, por exemplo, é que as pessoas listem os objetivos que não foram cumpridos, os quais incomodam. Quando o cérebro sabe que o indivíduo está abordando uns desses assuntos, então, o órgão tende a se concentrar mais e melhor nas tarefas.
SALA DE BATE PAPO