Fifa confirma Mundial de Clubes com 24 times na China em 2021
Publicada em
XANGAI (Reuters) - A China sediará a primeira edição do novo Mundial de Clubes ampliado para 24 times em 2021, anunciou o presidente da Fifa, Gianni Infantino, nesta quinta-feira, após uma reunião do conselho da federação internacional de futebol em Xangai.
Infantino disse que a competição ocorrerá em junho e julho do ano em questão e que seu formato, a distribuição de vagas e os critérios de seleção dos times serão decididos nas próximas semanas.
O dirigente não detalhou a questão das vagas, mas disse que haverá oito clubes da Europa.
A competição também deve contar com cinco ou seis times da América do Sul, um da Oceania, um da anfitriã China e três de cada uma das outras confederações continentais.
Infantino também anunciou que a sede da Copa do Mundo de 2030 será escolhida em 2024, mas que o conselho não debateu a possibilidade de permitir que países asiáticos concorram -- algo que exigiria uma mudança nas regras da Fifa a respeito do rodízio de continentes nas sedes da Copa do Mundo.
'É uma decisão história para o futebol', disse Infantino a respeito da decisão de escolher a China para a competição reformulada, acrescentando que não havia outros candidatos.
'O novo (torneio) será uma competição que animará qualquer um que ama futebol. É o primeiro Mundial (de Clubes) real e verdadeiro no qual os melhores clubes competirão', acrescentou.
O presidente disse que o novo torneio terá um 'grande impacto' financeiro. 'Ele nos permitirá gerar rendas significativas, mas quero sublinhar isto com muita, muita clareza... a Fifa terá zero disto porque reinvestiremos isso no futebol'.
Durante muito tempo, o torneio enfrentou uma resistência forte de times europeus, que dizem não haver espaço no atual calendário internacional.
Atualmente, o Mundial de Clubes consiste de sete times e é realizado sempre em dezembro. O Catar sediará as duas últimas edições no modelo atual, inclusive a deste ano.
Infantino disse que o processo de seleção para a Copa do Mundo de 2030 será lançado em 2022, e que a votação decisiva acontecerá no Congresso da Fifa dois anos depois.
Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai anunciaram uma proposta conjunta que pode ter valor sentimental, já que o Uruguai sediou a primeira Copa do Mundo em 1930.
As quatro associações britânicas também estão cogitando uma proposta conjunta que inclui ainda a Irlanda, assim como Bulgária, Sérvia, Grécia e Romênia e Espanha e Portugal.
(Por Shrivathsa Sridhar, em Bengaluru, e Brian Homewood, em Berna)
Escrito por Reuters