Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Fifa confirma Mundial de Clubes com 24 times na China em 2021

Placeholder - loading - Presidente da Fifa, Gianni Infantino 24/10/2019 REUTERS/Stringer
Presidente da Fifa, Gianni Infantino 24/10/2019 REUTERS/Stringer
Ver comentários

Publicada em  

XANGAI (Reuters) - A China sediará a primeira edição do novo Mundial de Clubes ampliado para 24 times em 2021, anunciou o presidente da Fifa, Gianni Infantino, nesta quinta-feira, após uma reunião do conselho da federação internacional de futebol em Xangai.

Infantino disse que a competição ocorrerá em junho e julho do ano em questão e que seu formato, a distribuição de vagas e os critérios de seleção dos times serão decididos nas próximas semanas.

O dirigente não detalhou a questão das vagas, mas disse que haverá oito clubes da Europa.

A competição também deve contar com cinco ou seis times da América do Sul, um da Oceania, um da anfitriã China e três de cada uma das outras confederações continentais.

Infantino também anunciou que a sede da Copa do Mundo de 2030 será escolhida em 2024, mas que o conselho não debateu a possibilidade de permitir que países asiáticos concorram -- algo que exigiria uma mudança nas regras da Fifa a respeito do rodízio de continentes nas sedes da Copa do Mundo.

'É uma decisão história para o futebol', disse Infantino a respeito da decisão de escolher a China para a competição reformulada, acrescentando que não havia outros candidatos.

'O novo (torneio) será uma competição que animará qualquer um que ama futebol. É o primeiro Mundial (de Clubes) real e verdadeiro no qual os melhores clubes competirão', acrescentou.

O presidente disse que o novo torneio terá um 'grande impacto' financeiro. 'Ele nos permitirá gerar rendas significativas, mas quero sublinhar isto com muita, muita clareza... a Fifa terá zero disto porque reinvestiremos isso no futebol'.

Durante muito tempo, o torneio enfrentou uma resistência forte de times europeus, que dizem não haver espaço no atual calendário internacional.

Atualmente, o Mundial de Clubes consiste de sete times e é realizado sempre em dezembro. O Catar sediará as duas últimas edições no modelo atual, inclusive a deste ano.

Infantino disse que o processo de seleção para a Copa do Mundo de 2030 será lançado em 2022, e que a votação decisiva acontecerá no Congresso da Fifa dois anos depois.

Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai anunciaram uma proposta conjunta que pode ter valor sentimental, já que o Uruguai sediou a primeira Copa do Mundo em 1930.

As quatro associações britânicas também estão cogitando uma proposta conjunta que inclui ainda a Irlanda, assim como Bulgária, Sérvia, Grécia e Romênia e Espanha e Portugal.

(Por Shrivathsa Sridhar, em Bengaluru, e Brian Homewood, em Berna)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SMOKEY ROBINSON É ACUSADO DE ABUSO SEXUAL

SMOKEY ROBINSON É ACUSADO DE ABUSO SEXUAL

O cantor, compositor e produtor musical Smokey Robinson, ícone da Motown Records e uma das vozes mais reconhecidas da história da música norte-americana, está sendo acusado de abuso sexual por quatro mulheres que trabalharam como domésticas e assistentes pessoais em suas residências entre 2006 e 2024.

As denúncias fazem parte de uma queixa de assédio no local de trabalho, protocolada nesta terça-feira (6) em um tribunal de Los Angeles, e obtida com exclusividade pela CNN.

Acusações graves envolvem mais de uma década de supostos abusos

De acordo com o documento, as mulheres, identificadas como Jane Does 1 a 4, afirmam ter sofrido assédio sexual, agressões sexuais recorrentes e condições de trabalho abusivas enquanto prestavam serviços na casa de Robinson e de sua esposa, Frances Robinson, que também é citada como co-ré no processo.

As vítimas relatam que permaneceram em silêncio durante anos por medo de represálias, perda do emprego e vergonha pública, agravados pela fama e influência do artista. Três das quatro mulheres também temiam que a denúncia pudesse impactar negativamente seu status migratório nos Estados Unidos.

Detalhes das alegações: múltiplos episódios e locais

Frances Robinson também é citada por conivência e racismo

Além de Smokey Robinson, o processo responsabiliza Frances Robinson por omissão e conivência com os abusos, além de contribuir para um ambiente de trabalho hostil ao gritar com as funcionárias e usar termos étnicos pejorativos, segundo a ação judicial.

Outras acusações incluem violações trabalhistas e danos emocionais

As ex-funcionárias também acusam o casal Robinson de violações das leis trabalhistas, como não pagamento de salário mínimo, ausência de horas extras, e falta de pausas para descanso e alimentação. As quatro vítimas estão requerendo pelo menos US$ 50 milhões em danos morais, materiais e punitivos.

3 H
  1. Home
  2. noticias
  3. fifa confirma mundial de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.