Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Filme 'Barbie' reaviva interesse no mercado de colecionadores de bonecas

Placeholder - loading - Matthew Keith em frente à sua coleção de bonecas Barbie durante uma entrevista à Reuters em Los Angeles, Califórnia, EUA Imagem da Reuters TV 22/07/2023
Matthew Keith em frente à sua coleção de bonecas Barbie durante uma entrevista à Reuters em Los Angeles, Califórnia, EUA Imagem da Reuters TV 22/07/2023
Ver comentários

Publicada em  

Por Rachel Nostrant e Julia Harte

(Reuters) - Matthew Keith comprou suas primeiras bonecas Barbie na década de 1970 usando o dinheiro de sua mesada, escondendo-as de seus pais por medo de que eles dissessem que os brinquedos não eram masculinos o suficiente.

Hoje, diversas estantes em sua casa em Los Angeles estão cheias com sua coleção da Barbie, avaliada em cerca de 20.000 dólares. A conta do Instagram do professor do ensino médio, 'DollsOnTheBrain', tem mais de 70.000 seguidores - cerca de 15.000 dos quais ele conquistou nas últimas semanas.

O que costumava ser um hobby misterioso tornou-se muito mais popular recentemente, impulsionado pela campanha publicitária e pela expectativa do público em torno do lançamento do filme 'Barbie' neste fim de semana. Em brechós, as bonecas Barbie vintage se tornaram um achado precioso, os preços no mercado de colecionáveis ​​dispararam e os avaliadores de antiguidades foram inundados por ligações de novos colecionadores.

Keith, 55, agradece o entusiasmo.

'Estou feliz e esperançoso de que isso vai mudar a aceitação da Barbie para todos', disse ele em uma entrevista, acrescentando que ainda há muitos meninos que se sentem pressionados a não brincar com as bonecas.

O filme 'Barbie', que estreou na sexta-feira, deve arrecadar 100 milhões de dólares nos cinemas dos EUA no fim de semana de estreia. Varejistas de todo o mundo também esperam lucrar com seu hype com ofertas temáticas da Barbie, desde suítes de hotel até escovas de dente e roupas.

Nem todos os colecionadores de longa data da icônica boneca estão tão encantados quanto Keith com o recente interesse em colecionar Barbies. Em um fórum do Reddit dedicado ao passatempo, alguns reclamaram que estavam sendo cobrados por novos compradores ricos, devido a um aumento no interesse que surgiu antes do filme.

'Eu parei de colecionar bonecas e investi em roupas e acessórios', escreveu um usuário. 'O que começou como um hobby acessível tornou-se muito caro para manter.'

A veterana vendedora de bonecas Barbie da Flórida, Marl Davidson, disse que os preços subiram cerca de 25% nos últimos meses. Seu site, MarlBe.com, recebe cerca de 3.000 acessos diários, o triplo do normal, muitos dos quais são de pessoas que estão iniciando coleções.

'Nunca vi esse tipo de interesse. Está realmente trazendo muitos novos adultos para o mundo da coleção de Barbies', disse Davidson.

As bonecas de colecionador geralmente custam cerca de 100 dólares, enquanto as bonecas de não colecionadores geralmente variam de 10 a 30 dólares. A chamada Barbie 'Santo Graal', o primeiro modelo produzido em 1959, é vendida por milhares de dólares.

A Dra. Lori Verderame, historiadora da arte e personalidade da TV com 25 anos de experiência como avaliadora de antiguidades, disse que os donos de bonecas Barbie que geralmente procuram sua experiência são colecionadores experientes avaliando o valor do seguro de seu tesouro.

Mas o filme gerou um aumento de cerca de 60% na demanda por avaliações da Barbie no mês passado, superando outras marcas de bonecas que geralmente são mais populares, de acordo com a Verderame.

'As avaliações da Barbie normalmente não acontecem da maneira que vêm acontecendo', disse ela. 'Eu vi algumas bonecas muito raras e maravilhosas para avaliações que não teríamos visto se não fosse pelo filme.'

Muitos deles vieram de pessoas com pouca ou nenhuma experiência em colecionar bonecas, como uma pessoa que comprou uma Barbie em um brechó que acabou valendo mais de 10.000 dólares. Outra encontrou uma boneca que estava na casa de sua mãe há anos, que valia 8.500 dólares.

Verderame disse que muitas Barbies valiosas 'ainda estão por aí para serem encontradas na caça ao tesouro em brechós', mas acrescentou que o atual aumento no interesse do vendedor deve durar apenas mais duas semanas.

Keith, o colecionador de Los Angeles, nunca pagou mais de 230 dólares por uma boneca Barbie, mas disse que muitas das bonecas de sua coleção valorizaram desde que ele as comprou.

'Sinto que a Barbie elevou minhas finanças pessoais, embora eu tenha investido muito dinheiro nela desde 1991', disse ele.

(Reportagem de Julia Harte e Rachel Nostrant)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia EXCLUSIVO: 'THE DRIVER ERA' REVELA À ANTENA 1 OS BASTIDORES DE "OBSESSION"

EXCLUSIVO: 'THE DRIVER ERA' REVELA À ANTENA 1 OS BASTIDORES DE "OBSESSION"

Em entrevista exclusiva concedida à repórter Catharina Morais, da Rádio Antena 1, no dia 2 de maio, momentos antes da passagem de som no Tokio Marine Hall, os irmãos Ross Lynch e Rocky Lynch, da banda The Driver Era, abriram o coração sobre a criação de seu mais novo álbum, Obsession, e refletiram sobre os desafios de ser artista na era digital. A conversa aconteceu em São Paulo, poucas horas antes do último show da turnê no Brasil.

“Cada álbum tem uma sensação diferente, com certeza”, disse Ross ao ser perguntado sobre a experiência de lançar o disco enquanto estão na estrada. “A Summer Mixtape teve uma vibe mais solta, como uma brisa do mundo”.

The Driver Era: quem são Ross e Rocky Lynch?

Formada em 2018, The Driver Era é uma dupla norte-americana de pop alternativo e rock contemporâneo, criada pelos irmãos Ross e Rocky Lynch. Ross ganhou notoriedade na série da Disney Austin & Ally e no filme Teen Beach Movie, além de integrar a antiga banda R5. Desde então, a dupla tem buscado firmar uma identidade sonora própria, apostando na mistura de gêneros e em uma produção 100% autoral.

“Produzir é uma das coisas que mais amamos fazer”, contou Ross. “A gente mesmo produziu tudo. Fizemos praticamente todos os drivers nos nossos álbuns”.

Criação do álbum Obsession: entre o estúdio e a estrada

Obsession, lançado em abril de 2025, é o quarto álbum de estúdio da banda. Com sonoridade intensa e letras autobiográficas, ele representa um momento de amadurecimento artístico. Gravado entre Londres, Califórnia e o estúdio caseiro da dupla, o projeto nasceu em meio à correria da turnê, mas com leveza.

“Obsession surgiu de forma bem orgânica, com histórias reais, inspiradas nas nossas vivências”, explicou Ross.


“Criar música é como a gente se alimenta”, completou Rocky.

Pressão das redes sociais e autenticidade artística

A entrevista também tocou em um tema delicado: o impacto das redes sociais na carreira dos artistas.

“Hoje em dia, todo mundo — e as mães deles também — está postando, postando, postando…”, brincou Rocky.

“Você quer crescer, quer melhorar, e agora isso virou uma métrica tangível. Mas o que eu gosto mesmo é de fazer música”, reforçou Ross.

Influências musicais: de Peter Gabriel a Michael Jackson

Entre os ídolos citados pelos irmãos estão INXS, Peter Gabriel e Michael Jackson. Apesar da admiração por esses grandes nomes, Ross e Rocky explicam que seu processo criativo evita imitações.

“É como se eu não pudesse repetir algo que alguém já fez. Mesmo sendo fã, me desanima se sinto que estou copiando demais”, desabafou Rocky.

As novas obsessões da The Driver Era

Encerrando a entrevista, os irmãos revelaram suas “obsessões” do momento:

“Tentar me tornar uma pessoa melhor”, disse Rocky sobre a faixa Better.


“Entender por que os seres humanos fazem o que fazem”, compartilhou Ross. “E também… eu gosto de fazer as pessoas felizes”.

Show no Tokio Marine Hall: uma noite de energia, conexão e um pouco de nostalgia

O público paulistano recebeu de braços abertos a banda na Obsession Tour 2025, que passou também pelo Rio de Janeiro. Em São Paulo, a apresentação foi marcada por performances intensas e uma troca genuína com os fãs. Com casa cheia, o Tokio Marine Hall foi tomado por fãs vestindo chapéus de cowboy, uma referência divertida à estética do vocalista Ross.

O setlist trouxe músicas novas e antigas, além de uma surpresa nostálgica com "On My Own", do filme Teen Beach Movie, arrancando lágrimas e gritos do público.

Outros destaques do show incluíram Touch, que abriu a noite, The Weekend, que transformou a casa em pista de dança, e A Kiss, que encerrou o espetáculo com energia lá no alto.

Show inesquecível e fãs encantados

A passagem da The Driver Era pelo Brasil reforçou o vínculo da banda com o público brasileiro. Após duas noites memoráveis no país, fica claro que Ross e Rocky Lynch têm um espaço garantido no coração dos fãs.

LINK

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. filme barbie reaviva …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.