Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Flórida evita catástrofe e começa limpeza após passagem do furacão Idalia

Placeholder - loading - Veículo em canal após chegada do furacão Idalia em Horseshoe Beach, na Flórida  30/8/2023    REUTERS/Cheney Orr
Veículo em canal após chegada do furacão Idalia em Horseshoe Beach, na Flórida 30/8/2023 REUTERS/Cheney Orr
Ver comentários

Publicada em  

Por Marco Bello e Maria Alejandra Cardona e Steve Gorman

PERRY, Estados Unidos (Reuters) - A limpeza e a recuperação da passagem do furacão Idalia começaram nesta quinta-feira ao longo da Costa do Golfo da Flórida, onde danos materiais, perda de vidas e interrupções no fornecimento de energia foram mínimos em comparação com o último grande furacão que atingiu o Estado norte-americano há quase um ano.

Idalia atingiu a costa na manhã de quarta-feira como um poderoso furacão de categoria 3 em Keaton Beach, na região de Big Bend, na Flórida, chegando à costa com ventos sustentados de até 201 km/h, acompanhados de chuvas torrenciais e ondas violentas.

A onda de água do mar causada pela tempestade correu para o interior por quilômetros, inundando comunidades de baixa altitude e estradas em seu caminho.

No entanto, o governador da Flórida, Ron DeSantis, disse horas depois que nenhuma morte havia sido registrada em decorrência da onda da tempestade, considerada o perigo potencialmente mais letal causado por um grande furacão.

As tropas da Guarda Nacional retiraram motoristas presos de seus veículos e os colocaram em segurança nos condados de Taylor e Hernando, enquanto as equipes de emergência que percorriam as ruas submersas em barcos resgataram dezenas de pessoas das águas das enchentes em São Petersburgo, cerca de 320 km ao sul da zona de impacto.

Resgates semelhantes, em barcos, de moradores presos em suas casas por causa das enchentes foram realizados em pelo menos uma cidade do Estado vizinho da Geórgia, onde Idalia mostrou sua fúria à medida que se enfraquecia e se afastava da Flórida em direção ao norte.

Ao cair da noite, autoridades ainda estavam tentando avaliar a extensão total dos danos.

As perdas de propriedades seguradas na Flórida foram projetadas em 9,36 bilhões de dólares, informou o banco de investimentos UBS em uma nota de pesquisa com base em estimativas preliminares.

A falta de eletricidade devido à queda de árvores, postes e linhas elétricas foi generalizada, assim como edifícios danificados pelo vento e inundados, em comunidades duramente atingidas, como Perry, uma cidade a cerca de 32 quilômetros para o interior e ao norte de onde Idalia chegou à costa.

Ainda assim, Idalia foi muito menos expansivo, destrutivo ou letal do que o furacão Ian, uma tempestade de categoria 5 que atingiu a Flórida em setembro de 2022, causando 150 mortes e 112 bilhões de dólares em danos, de acordo com dados do governo dos EUA.

'As chamadas do tipo más notícias a que estávamos acostumados durante o Ian não aconteceram durante essa tempestade', disse DeSantis em uma coletiva de imprensa no final da tarde de quarta-feira.

Ele afirmou que não foram confirmadas mortes causadas pelo furacão Idalia e que, aparentemente, a maioria dos residentes em áreas vulneráveis e baixas havia atendido às ordens de retirada e aos avisos para se mudarem para áreas mais altas.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia ROD STEWART E RONNIE WOOD VOLTAM A TOCAR JUNTOS NO GLASTONBURY 2025

ROD STEWART E RONNIE WOOD VOLTAM A TOCAR JUNTOS NO GLASTONBURY 2025

Após ser homenageado na última edição do American Music Awards, Rod Stewart acaba de anunciar uma surpresa que promete emocionar os fãs de rock clássico: seu aguardado show no Festival de Glastonbury 2025 contará com a participação especial de Ronnie Wood, guitarrista dos Rolling Stones e ex-companheiro de banda no Faces.

A apresentação acontece no tradicional "Legends Slot", no domingo, 29 de junho, no palco principal de Glastonbury, e marcará o reencontro musical entre dois ícones do rock britânico.

A volta dos velhos tempos: Faces no coração do repertório

Em recente entrevista ao podcast britânico That Peter Crouch Podcast, Stewart revelou que mantém contato frequente com Ronnie Wood, com quem compartilhou o palco no final dos anos 1960 e início dos anos 1970, na banda de blues rock Faces, que também contava com o baterista Kenney Jones.

“Ainda converso com Ronnie o tempo todo. É um dos meus grandes amigos, e voltar a tocar com ele em Glastonbury será como reviver os velhos tempos”, disse o cantor.

Com essa declaração, os fãs podem esperar por clássicos como “Stay With Me” e “Ooh La La” na setlist — músicas marcadas pela parceria entre Stewart e Wood no auge da banda.

Rod Stewart no Glastonbury: show mais esperado da edição 2025

Aos 80 anos, Rod Stewart fará sua estreia no slot de lendas de Glastonbury, e se junta à lista de artistas consagrados que já passaram por esse horário, como Diana Ross, Paul Simon e Kylie Minogue.

O reencontro com Ronnie Wood torna essa performance ainda mais emblemática, colocando Glastonbury 2025 no radar de todos os amantes do rock. O festival acontece entre os dias 25 e 29 de junho, em Worthy Farm, Somerset, no Reino Unido.

Homenagem emocionante no American Music Awards 2025

Antes de seu retorno triunfal ao Glastonbury, Rod Stewart foi homenageado com o Lifetime Achievement Award no American Music Awards 2025, realizado em 26 de maio no Fontainebleau Las Vegas. A cerimônia foi marcada por um momento comovente quando cinco de seus filhos — Kimberly, Sean, Ruby, Renee e Liam — subiram ao palco (na foto acima) para entregar o prêmio ao pai, surpreendendo-o e emocionando o público presente.

4 H
  1. Home
  2. noticias
  3. florida evita catastrofe e …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.