França envia barcos de patrulha a Jersey devido a conflito de pesca com Reino Unido
Publicada em
Por Christian Lowe
PARIS (Reuters) - A França despachou dois barcos de patrulha marítima às águas do litoral da ilha de Jersey, no Canal da Mancha, nesta quinta-feira depois que o Reino Unido enviou duas de suas embarcações navais, numa disputa crescente sobre os direitos de pesca pós-Brexit.
A Comissão Europeia pediu calma na disputa, que nesta quinta-feira ainda envolveu uma flotilha de protesto de cerca de duas dezenas de traineiras francesas que navegou até o principal porto de Jersey e exigiu uma reunião com autoridades da ilha.
O governo francês ficou revoltado quando Jersey emitiu novas autorizações de pesca que, de acordo com Paris, impõem restrições injustas ao acesso de traineiras francesas a locais de pesca do Canal, um calcanhar de Aquiles nas relações desde a saída do Reino Unido da União Europeia.
Um ministro da França ameaçou interromper o fornecimento de energia a Jersey se as restrições à pesca não forem descartadas, levando o governo britânico a expressar seu 'apoio inabalável' à ilha e a enviar as duas embarcações navais.
A Marinha francesa disse nesta quinta-feira que os dois barcos de patrulha de seu país foram enviados por ordem das autoridades civis, e não deu detalhes sobre o que eles farão no litoral de Jersey.
Uma autoridade do governo francês disse que o envio dos barcos franceses 'sinaliza nossa preocupação e frustração, e é um apelo, que também expressaremos, pela aplicação correta dos acordos' selados quando o Reino Unido saiu da UE.
(Reportagem adicional de Tangi Salaun e Elizabeth Pineau)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO