Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Francês Breton deixa cargo de comissário na UE e critica von der Leyen

Placeholder - loading - Thierry Breton em Bruxelas  5/3/2024   REUTERS/Yves Herman
Thierry Breton em Bruxelas 5/3/2024 REUTERS/Yves Herman
Ver comentários

Publicada em  

Por Michel Rose e Foo Yun Chee

PARIS/BRUXELAS (Reuters) - Thierry Breton, da França, renunciou abruptamente à Comissão Europeia nesta segunda-feira e foi substituído pelo ministro das Relações Exteriores, Stéphane Séjourné, como candidato de seu país para o próximo órgão executivo da União Europeia, uma reviravolta inesperada na transição de poder altamente política da UE.

Breton anunciou sua saída em uma declaração com palavras duras, enquanto a presidente da Comissão, Ursula von der Leyen - a quem ele acusou de 'governança questionável' - se prepara para anunciar esta semana quem fará parte de sua nova equipe para mandato de cinco anos.

Quando a França nomeou Séjourné, um aliado próximo e ex-parlamentar da UE, como seu novo candidato, o gabinete do presidente Emmanuel Macron deixou claro que ele estava competindo por uma pasta-chave centrada na soberania industrial e na competitividade europeia.

Breton, um dos membros de maior destaque da Comissão Europeia nos últimos cinco anos, é mais conhecido por ter discutido publicamente com o bilionário da tecnologia Elon Musk e por ter desempenhado um papel fundamental na formação da regulamentação de Big Tech da UE, sua resposta à vacina contra a Covid e esforços para impulsionar as indústrias de defesa.

Em sua carta de demissão, Breton alegou que von der Leyen, com quem ele se desentendeu, pediu à França 'há alguns dias' que retirasse seu nome como escolha para a Comissão 'por motivos pessoais' em troca de um 'portfólio supostamente mais influente'.

'À luz desses últimos acontecimentos - mais uma prova de governança questionável - tenho que concluir que não posso mais exercer minhas funções no Colégio', disse Breton na carta.

A Reuters não conseguiu verificar a alegação. O gabinete de Von der Leyen se recusou a comentar as afirmações de Breton e sua saída. Um porta-voz da Comissão disse que von der Leyen ainda esperava poder apresentar a nova equipe da Comissão proposta na terça-feira.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

Bruno Mars acaba de escrever mais um capítulo na história da música digital e assumir de vez o posto de Rei do Streaming. O cantor se tornou o primeiro artista da história a atingir 150 milhões de ouvintes mensais no Spotify, feito impulsionado por seu catálogo repleto de hits atemporais e colaborações estratégicas — mesmo sem lançar um álbum solo desde 24K Magic (2016). A marca consolida sua posição como um dos artistas mais influentes e ouvidos da era digital.

Sucesso absoluto no Spotify: números que impressionam

A trajetória de Bruno Mars no Spotify é marcada por recordes e feitos inéditos. Além do marco dos 150 milhões de ouvintes mensais, ele também quebrou o recorde de música mais rápida a atingir 1 bilhão de streams com a faixa "Die With A Smile", em parceria com Lady Gaga, que atingiu o número em apenas 96 dias.

Outro destaque é o clássico "Just The Way You Are", que acumula 2,39 bilhões de streams e é a música mais ouvida da carreira de Bruno Mars na plataforma. Em uma única semana, a faixa somou 132,2 milhões de streams, estabelecendo outro recorde de audiência semanal.

Um artista completo: do Elvis mirim ao Rei do Streaming

Antes de dominar o mundo com seus hits dançantes e baladas inesquecíveis, Bruno Mars era apenas um garoto havaiano que encantava plateias imitando Elvis Presley. Seu talento precoce e carisma nos palcos renderam-lhe o apelido de "Elvis mirim", e ele chegou a se apresentar como o icônico Rei do Rock em shows locais e até em filmes.

Décadas depois, o menino que cresceu idolatrando Elvis conquistou seu próprio trono — não o do rock, mas o do streaming. Se Presley foi o símbolo máximo da era do vinil e das performances ao vivo, Bruno Mars é hoje o nome mais forte da era digital, com recordes inéditos nas principais plataformas e uma base global de ouvintes que cresce a cada hit.

10 H
  1. Home
  2. noticias
  3. frances breton deixa cargo de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.