Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Francesa Voltalia mira geração distribuída no Brasil além de leilões de energia

Placeholder - loading - Torres de transmissão de energia  30/08/2018 REUTERS/Ueslei Marcelino
Torres de transmissão de energia 30/08/2018 REUTERS/Ueslei Marcelino
Ver comentários

Publicada em  

Atualizada em  

Por Luciano Costa

SÃO PAULO (Reuters) - A francesa Voltalia vai ampliar a aposta no Brasil com a abertura de uma nova empresa no país, voltada a projetos de geração distribuída de energia e eficiência energética, ao mesmo tempo em que continuará mirando oportunidades em leilões do governo para novas usinas de geração renovável, disse à Reuters o chefe local da companhia.

A ideia é ter uma unidade no Brasil da Helexia, empresa de serviços energéticos adquirida recentemente pela Voltalia, que tem ampla experiência na instalação de painéis solares em telhados na Europa.

'Como acreditamos muito nesse mercado no Brasil, nós decidimos implantar a Helexia do Brasil para atuar nesse segmento e justamente para completar nossa gama de produtos', disse o presidente da Voltalia no Brasil, Robert Klein, durante evento, mais tarde na terça-feira.

Segundo ele, a empresa deverá estar totalmente operacional entre o final de 2019 e o início de 2020.

A estratégia no mercado de geração distribuída deverá envolver tanto investimentos em instalações em telhados como na construção de usinas de médio porte para fornecer energia diretamente a clientes, conhecidas como 'fazendas solares', ou geração distribuída remota.

'Fazemos muito telhados lá fora (com a Helexia) e a Voltalia faz mais geração centralizada (grande usinas)... se há possibilidade de continuar fazendo geração remota, Voltalia e Helexia juntas têm um grande valor pra trazer, então faremos também', afirmou.

Em paralelo, a Voltalia seguirá participando de leilões do governo brasileiro para contratar novos projetos, inclusive avaliando o certame A-6, agendado para outubro.

A companhia, que foi uma das vencedoras do último leilão público, o A-4, em junho, com um projeto eólico, também tem negociado contratos de venda de energia no mercado livre para alavancar projetos.

'Olhamos tanto a parte de leilão quanto o mercado livre, continuamos com esses dois focos', afirmou o executivo.

Ele acrescentou que a companhia está bastante focada em crescer em energia solar, após ter viabilizado principalmente projetos eólicos nos últimos anos.

'Queremos ter tanto sucesso em solar como já tivemos em eólica, e continuamos em eólicas também. Acreditamos em todas fontes no Brasil', disse Klein, que afirmou haver interesse também por pequenas hidrelétricas.

A Voltalia divulgou em junho que inicou negociações para vender fatias minoritárias em projetos eólicos no Brasil ao fundo de investimento STOA, mas segundo o executivo isso não significa de modo algum um recuo no interesse pelo país.

'Estamos em um momento de expansão. Expansão não significa que a gente só adquire ou constrói (novos projetos), expansão é também gerenciar o porfólio da maneira mais coerente possível', afirmou. Ao anunciar as negociações pelos parques, a Voltalia disse que o movimento visa uma 'reciclagem de capital', uma vez que os recursos levantados poderão ser reinvestidos em novos projetos.

Além dos investimentos em usinas próprias, a Voltalia também desenvolve empreendimentos para vender a terceiros, nicho em que mantém a atuação e tem visto grande interesse de investidores, segundo Klein, que afirmou que o portfólio de projetos em desenvolvimento soma 'vários gigawatts' em capacidade, incluindo futuras usinas em diversas regiões do Brasil.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia FOREIGNER SE DESPEDE DOS FÃS BRASILEIROS COM SHOW HISTÓRICO EM SÃO PAULO

FOREIGNER SE DESPEDE DOS FÃS BRASILEIROS COM SHOW HISTÓRICO EM SÃO PAULO

A lendária banda Foreigner se despediu dos fãs brasileiros com um super show em São Paulo, na noite do último sábado, em uma apresentação marcada por emoção, energia e celebração. O evento, que aconteceu no Espaço Unimed, faz parte da turnê mundial de despedida do grupo e contou com a participação especial do vocalista original Lou Gramm, consolidando-se como um momento inesquecível para os fãs de rock clássico.

Como antecipado em entrevista exclusiva à Rádio Antena 1 pelo próprio Lou Gramm, a passagem pelo Brasil teria um significado especial. E assim foi: ao invés de um clima de tristeza, o que se viu foi uma verdadeira festa em homenagem ao legado de uma das maiores bandas do rock americano das décadas de 70 e 80.

Double Trouble Tour aquece o público com clássicos e surpresas

A noite começou em alto nível com a abertura da "Double Trouble Tour", projeto que reuniu os vocalistas Eric Martin (Mr. Big) e Jeff Scott Soto (Yngwie Malmsteen, Journey), acompanhados pela competente banda Spektra, formada por Leo Mancini (guitarra), Edu Cominato (bateria), BJ (teclados e vocais) e Henrique Baboon (baixo).

No repertório, sucessos das bandas pelas quais os cantores passaram, como "To Be With You" e "Wild World", do Mr. Big, além da poderosa "Separate Ways", do Journey, que permitiu a Soto mostrar toda sua força vocal. A surpresa da noite ficou por conta de uma cover intensa de "Crazy", de Seal, provando a versatilidade dos músicos em cena.

Foreigner entrega performance impecável na turnê de despedida

Após a abertura arrebatadora, foi a vez do Foreigner subir ao palco — e mostrar por que ainda é referência quando se fala em rock de arena. Com uma performance carregada de emoção e qualidade técnica, Jeff Pilson, Michael Bluestein, Bruce Watson, Chris Frazier e Luis Carlos Maldonado conduziram o público por uma viagem sonora de quase cinco décadas de história.

“Arrisco a dizer que Maldonado foi o grande destaque da noite — se isso for possível diante da qualidade técnica dos outros integrantes do grupo. Fiquei impressionado ”, comentou o jornalista João Carlos Santana, da Rádio Antena 1.

A setlist, fiel àquela apresentada em outras datas da turnê pela América Latina, incluiu todos os grandes sucessos da banda (confira abaixo). E, no momento mais aguardado da noite, Lou Gramm subiu ao palco para cantar as quatro últimas músicas do show, em um ato simbólico que representou não apenas a origem musical da banda, mas também o respeito mútuo entre artista e público.

Set List - Foreigner - São Paulo, 10 de maio de 2025

1. "Double Vision"
2. "Head Games"
3. "Cold as Ice"
4. "Waiting for a Girl Like You"
5. "That Was Yesterday"
6. "Dirty White Boy"
7. "Feels Like the First Time"
8. "Urgent"
9. Keyboard Solo
10. Drum Solo
11. "Juke Box Hero" (with Lou Gramm)
12. "Long, Long Way From Home" (with Lou Gramm)
13. "I Want to Know What Love Is" (with Lou Gramm)
14. "Hot Blooded" (with Lou Gramm)

Uma despedida inesquecível e novos planos para 2026

A noite de sábado entrou para a história tanto para os fãs quanto para os músicos do Foreigner. Um evento raro, emocionante e tecnicamente impecável (com direito a solos de teclado e bateria). Mas para aqueles que ainda sonham em ver a banda ao vivo uma última vez, há uma última chance.

6 H
  1. Home
  2. noticias
  3. francesa voltalia mira …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.