Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

“FRANK”: Um lado de Amy Winehouse que você não conhece!

Sua estreia no mundo da música foi ousada, mas um pouco ácida

Placeholder - loading - Imagem/Divulgação
Imagem/Divulgação

Publicada em  

Quando você para para pensar que Amy Winehouse só lançou dois álbuns em vida, a magnitude de sua estrela se torna ainda mais impressionante. “Frank” representa metade desse legado, carregando temáticas de amor, problemas, aborrecimentos e adorações.

Tem muito o que explorar aqui — e o que encanta, também perturba e nos faz sentir! Desde o início de sua carreira, mesmo com a idade crua de 19 anos ao gravar este disco, Amy mergulhou fundo em suas emoções.

Em homenagem ao seu ídolo Frank Sinatra, as primeiras notas de improvisação jazzística de Amy na faixa de abertura, “Intro/Stronger Than Me”, avisam ao mundo que este álbum é algo singular. Mas, na época de seu lançamento, em 20 de outubro de 2003, o mundo não estava totalmente preparado para isso.

O álbum atraiu um pouco de atenção, mas não se tornou uma sensação imediata – que nem vimos com o seu segundo e emblemático projeto “Back to Black”. Levou quatro meses para alcançar a 13ª posição na parada de álbuns do Reino Unido, antes de cair novamente.

“Frank” não retrata a Amy que sempre lembramos, aquela lenda ferida e constantemente em luta contra as cicatrizes de uma vida intensa. Embora o álbum aborde questões emocionais, amores frustrados e uma visão de mundo que pode chocar, ele também transborda otimismo e força, revelando uma mulher em plena evolução.

Logo de cara, ela nos apresenta “Stronger Than Me”, uma faixa nua e crua que expõe suas revoltas em relação a um romance conturbado. Suas reflexões combinam uma personalidade forte e uma habilidade única de brincar com duplo sentido, revelando seus sentimentos de forma autêntica.

Se “I Heard Love Is Blind” tivesse aberto o álbum, alguns ouvintes poderiam ter se chocado a ponto de desistir. Essa música é uma das mais emblemáticas do projeto e uma que merece destaque! Para Amy, é uma faixa romântica, mas cheia de realismo... Quem mais abordaria o amor dessa forma?

Em “You Sent Me Flying”, ela transmite uma mensagem brutal de forma gentil, mostrando que sua influência jazzística era mais forte do que os clichês das baladas de coração partido dos anos 60 que logo a dominariam. Em “There Is No Greater Love”, uma reverência a ícones como Dinah Washington e Billie Holiday, ela encontra coragem e autenticidade.

Assim como seus ídolos jazzísticos, Amy expressa sua insatisfação com o amor em termos contemporâneos, tornando suas letras inconfundíveis. “F**k Me Pumps” é uma observação ácida e sarcástica sobre uma mulher, enquanto a estrutura circular da música faz parecer que estamos dentro da cabeça dela, sentados em um bar, observando a cena - música que não conta com um refrão!

O álbum também incorpora uma veia forte de hip-hop e R&B moderno, com referências a artistas como Outsidaz e Erykah Badu. Faixas como “In My Bed”, onde Amy repreende um amante por sua sensibilidade excessiva, a sombria “Take the Box” e a implacável “What Is It About Men” estão à altura do melhor do soul americano dos anos 2000.

No entanto, Amy não estava completamente satisfeita com “Frank”. Sentia que havia perdido o controle sobre sua produção e marketing. Isso era quase inevitável, já que ela era uma artista nova e cinco produtores dividiram os créditos ao lado dELA. Além disso, é perceptível que ela ainda estava moldando seu som, refletindo sobre relacionamentos fracassados e memórias dolorosas.

Embora “Frank” não seja tão icônico quanto “Back to Black”, seu álbum de estreia ainda diz muito sobre quem ela era. O autofoco que surgiria em “Rehab” já está presente aqui, assim como seu desdém por aqueles que não conseguem lidar com o seu “jeitão”. E sua voz ainda é exuberante, calorosa e intensamente pessoal, trazendo à tona os contos da vida íntima de uma jovem mulher sem filtro.

Veja também:

PARTICIPE DA PROMOÇÃO “OUÇA E CONCORRA”!

A Antena 1 Quebra Recorde: São 5 Milhões de Ouvintes no Brasil

Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. frank um lado de amy …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.