Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Eletrobras e fundo do BTG são destaques do leilão de transmissão, vencendo grandes lotes

Placeholder - loading - Linhas de transmissão de energia, em Brasília 06/06/2022 REUTERS/Ueslei Marcelino
Linhas de transmissão de energia, em Brasília 06/06/2022 REUTERS/Ueslei Marcelino

Publicada em  

Atualizada em  

Por Letícia Fucuchima

SÃO PAULO (Reuters) - A Eletrobras e um fundo gerido pelo BTG Pactual foram os principais vencedores do leilão de transmissão de energia realizado pelo governo federal nesta quinta-feira, tendo arrematado os principais projetos ofertados e assumido compromissos de investimentos bilionários na construção de novas linhas e subestações pelo país.

O fundo Warehouse administrado pelo banco ganhou a disputa pelo maior empreendimento do certame, o lote 6, que prevê a construção de 951 quilômetros de linhas de transmissão entre os Estados da Bahia e Minas Gerais. O projeto deve exigir aportes de 3,4 bilhões de reais, com prazo para implantação de 66 meses.

O veículo do BTG também arrematou o lote 14, para construção de linhas de transmissão na Bahia, com 2,1 bilhões de reais em investimentos estimados, e o lote 4, projeto entre Rio Grande do Norte e Alagoas, com previsão de 990,51 milhões de reais em aportes.

A aposta firme do BTG no leilão, oferecendo descontos de no mínimo 30% pela receita dos projetos, mostra a atratividade do setor de transmissão de energia a investidores de perfil financeiro, que costumam buscar esses empreendimentos para garantir rendimentos estáveis no longo prazo.

Outra grande vencedora do certame foi a Eletrobras, que é a maior operadora de linhas de transmissão do Brasil, com mais de 73 mil quilômetros, ou quase 40% da rede elétrica nacional.

A companhia elétrica venceu o segundo maior lote do certame, que prevê 2,65 bilhões de reais em investimentos para construção de linhas entre os Estados de Ceará, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Bahia e Piauí.

Também levou para casa os lotes 1, entre Ceará e Piauí, com 1,77 bilhão de reais em investimentos estimados; o 3, para construção de linhas e subestações no Ceará, com 983,4 milhões de reais em investimentos; e o 9, em Santa Catarina, com mais 190,61 milhões de reais em aportes.

Os ativos adquiridos pela Eletrobras nesta quinta-feira marcam um importante movimento de expansão dos negócios na transmissão de energia. A Eletrobras voltou com força para os leilões do segmento depois de sua privatização, em 2022, mas esse é o primeiro desde então no qual oferece lances competitivos o suficiente para vencer grande parte das disputas.

A licitação também teve como ganhadoras as elétricas EDP, Energisa e Alupar, além dos grupos Brasiluz, Cox Brasil e o consórcio Paraná (Mega Energy, Enermais e Interalli).

BATERIA DE LEILÕES

O certame desta quinta-feira, que foi o primeiro deste ano para o setor de transmissão, ofertou ao todo 15 lotes, que devem exigir investimentos somados de 18,2 bilhões de reais.

O leilão encerra uma sequência de três grandes licitações realizadas desde o ano passado visando reforçar a capacidade de escoamento de energia renovável gerada principalmente na região Nordeste para centros de carga do Sudeste e Sul.

Este foi o segundo maior leilão de transmissão em volume de investimentos já realizado pelo Brasil, atrás apenas do de dezembro do ano passado, quando foi licitada a construção de um bipolo em corrente contínua.

A agência reguladora Aneel já tem programado mais um certame para este ano, previsto para setembro, quando deverão ser ofertados cinco lotes de linhas de transmissão, no total de 848 quilômetros, e 1.750 megavolt-ampères (MVA) em novas transformações. Somados, os projetos devem somar 4,06 bilhões de reais em aportes.

(Por Letícia Fucuchima)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. fundo do btg vence grandes …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.