Fundo global para pandemias, privatização da Eletrobras e mais desta sexta
VEJA O QUE FOI NOTÍCIA NA MANHÃ DE HOJE
Publicada em
Confira um resumo das principais notícias do Brasil e do mundo!
Nacional
O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse nesta sexta-feira que a capitalização da Eletrobras deve sair até julho. O Tribunal de Contas da União suspendeu por 20 dias o julgamento da última etapa da privatização, após pedido de vista do ministro Vital do Rêgo. Com isso, o processo só deve voltar à pauta no próximo dia 11.
O resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Enem foi divulgado nesta sexta-feira. Quem teve a solicitação negada, poderá recorrer da decisão ao longo da próxima semana. Segundo o Inep, quase dois milhões de candidatos pediram a gratuidade.
Economia
A Caixa Econômica Federal paga nesta sexta-feira a parcela de abril do Auxílio Brasil aos beneficiários com Número de Inscrição Social terminado em 5. O valor mínimo do benefício é de R$ 400. Atualmente, o programa atende dezessete milhões e meio de famílias.
8 em cada 10 cidades brasileiras já retomaram o nível de emprego pré-pandemia, segundo a Confederação Nacional de Municípios. O levantamento comparou o cenário econômico atual com o de fevereiro de 2020, com base em dados do Caged. De acordo com a pesquisa, foram criados mais de 2,5 milhões de vagas de trabalho no país.
Internacional
A vice-primeira-ministra ucraniana, Iryna Vereshchuk, anunciou que nenhum corredor humanitário será aberto em Mariupol nesta sexta-feira. Segundo ela, não foi possível chegar a um acordo sobre a retirada de civis com a Rússia. A cidade está cercada há semanas e sofre com a falta de recursos básicos.
A ajuda financeira à Ucrânia deve ser na forma de doações, não de empréstimos, sugeriu a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional, Kristina Georgieva. Isso pode evitar o acúmulo de uma dívida que dificultaria a recuperação após a guerra. Segundo o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, o país precisa de US$ 7 bilhões ao mês para compensar as perdas econômicas.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, enviou uma carta à Câmara dos Representantes para formalizar a designação da Colômbia como um aliado estratégico fora da Otan. Segundo Biden, trata-se de um reconhecimento da importância da relação entre os países. Até então, Argentina e Brasil eram os únicos latino-americanos com esse status.
Os países do G20 concordaram preliminarmente em estabelecer um fundo global de prontidão para pandemias, que deve ser abrigado no Banco Mundial. Estados Unidos e Indonésia pressionam por um fundo para ajudar o mundo a se preparar melhor para lidar com situações como essa no futuro, se necessário. O objetivo é finalizar os detalhes até a reunião dos ministros da Saúde do grupo em junho.
O Parlamento do Reino Unido aprovou uma investigação para apurar se o primeiro-ministro Boris Johnson mentiu sobre ter infringido o lockdown. Johnson foi multado pela polícia de Londres por ter participado de uma festa em 2020, quando o país passava por um confinamento para conter a pandemia. Ele nega ter mentido, o que seria motivo para renúncia.
Escrito por Escrito por Jornalismo - Gabriella Paques
SALA DE BATE PAPO