Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Furacão Idalia atinge costa da Flórida com força 'extremamente perigosa'

Placeholder - loading - Chuva forte em Gainesville, na Flórida, antes da chegada do furacão Idalia  30/8/2023    REUTERS/Marco Bello
Chuva forte em Gainesville, na Flórida, antes da chegada do furacão Idalia 30/8/2023 REUTERS/Marco Bello

Publicada em  

Por Maria Alejandra Cardona e Marco Bello

STEINHATCHEE, Estados Unidos (Reuters) - O furacão Idalia chegou à Flórida como uma tempestade de categoria 3 'extremamente perigosa', nesta quarta-feira, depois que milhões de moradores se retiraram ou se abrigaram em casas e abrigos para aguardar a chegada de uma tempestade com risco de causar mortes.

Fortalecida pelas águas quentes do Golfo do México, Idalia deverá provocar ventos destrutivos e chuvas torrenciais que causarão inundações costeiras.

'Não coloque sua vida em risco fazendo qualquer coisa idiota neste momento. Essa coisa é poderosa', disse o governador Ron DeSantis durante uma entrevista coletiva matinal em Tallahassee, que foi interrompida por alguns segundos por uma queda de energia.

O Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) afirmou que Idalia atingiu a costa às 7h45 no horário local em Keaton Beach, na região de Big Bend, na Flórida.

Durante a noite, Idalia alcançou 'uma intensidade extremamente perigosa de categoria 4' na escala de ventos Saffir-Simpson de cinco níveis em seu caminho para a Flórida, informou o NHC, com sede em Miami.

No entanto, a partir das 7h, ela enfraqueceu um pouco, passando para a categoria 3, com ventos máximos sustentados de 201 km. Qualquer tempestade que atinja a categoria 3 ou superior é considerada um grande furacão.

A maioria dos 21 milhões de habitantes da Flórida e muitos dos Estados adjacentes da Geórgia e da Carolina do Sul estavam sob alertas de furacão e outros avisos relacionados a tempestades. Declarações estaduais de emergência foram emitidas em todos os três Estados.

'Estão esperando algumas fatalidades, então não quero ser uma delas', disse Rene Hoffman, de 62 anos, enquanto se preparava para deixar sua casa em Steinhatchee, Flórida. Ela é proprietária de uma barraca de comida que prendeu à caminhonete do marido para evitar que fosse levada pela água ou pelo vento.

A costa do Golfo da Flórida, o sudeste da Geórgia e as partes orientais da Carolina do Norte e do Sul podem enfrentar de 10 a 20 cm de chuva até quinta-feira, com áreas isoladas registrando até 30 cm de chuva, alertou o centro de furacões.

Autoridades disseram que a característica mais perigosa da tempestade seria uma poderosa onda impulsionada pelo vento, que deverá inundar ilhas-barreira e outras áreas baixas ao longo da costa.

Na Casa Branca, o presidente dos EUA, Joe Biden, disse na terça-feira que ele e o governador da Flórida Ron DeSantis, que está buscando a indicação republicana para desafiar Biden na eleição presidencial de 2024, estavam 'em contato constante' sobre os preparativos para a tempestade.

Este é o quarto grande furacão a atingir a Flórida nos últimos sete anos, depois de Irma em 2017, Michael em 2018 e Ian, que atingiu o pico da categoria 5, em setembro passado.

Mais de 40 distritos escolares na Flórida cancelaram as aulas, disse DeSantis, e o Aeroporto Internacional de Tampa suspendeu as operações comerciais na terça-feira.

Cerca de 5.500 membros da Guarda Nacional foram mobilizados, enquanto 30.000 a 40.000 trabalhadores do setor elétrico estavam de prontidão. O Estado reservou 1,1 milhão de galões de gasolina para atender às interrupções no fornecimento de combustível, segundo o governador.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. furacao idalia atinge costa …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.