Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Furacão Sally inunda costa dos EUA no Golfo com chuva 'irreal'

Placeholder - loading - Alagamento provocado pelo furacão Sally em Gulf Shores, no Alabama 16/09/2020 REUTERS/Jonathan Bachman
Alagamento provocado pelo furacão Sally em Gulf Shores, no Alabama 16/09/2020 REUTERS/Jonathan Bachman
Ver comentários

Publicada em  

Por Devika Krishna Kumar e Catherine Koppel

MOBILE, Alabama (Reuters) - O furacão Sally arrancou árvores, inundou ruas e cortou a energia de centenas de milhares de lares e negócios nesta quarta-feira, quando a tempestade intensa provocou inundações 'históricas e catastróficas' no litoral dos Estados norte-americanos do Alabama e da Flórida, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC).

Algumas partes da costa dos EUA no Golfo do México já foram inundadas por mais de 46 centímetros de chuva nas últimas 24 horas, e se espera mais precipitação, apesar de os ventos da tempestade estarem diminuindo, disse o NHC. Os ventos sopraram rápido o suficiente para virar um caminhão de carga de lado quando percorria uma rodovia do Alabama, de acordo com um vídeo publicado pela rede CBS News.

A comunidade litorânea turística de Pensacola, na Flórida, teve até 1,5 metro de inundação, e a circulação foi interrompida pelos danos em estradas e pontes. Mais de 50 mil casas e negócios de toda a área ficaram sem eletricidade enquanto a tempestade derrubava carvalhos imponentes e arrancava linhas de transmissão dos postes.

A tempestade estava se arrastando a oito quilômetros por hora rumo à fronteira entre o Alabama e a Flórida, mas se prevê que ganhará velocidade, alertou o NHC.

'A chuva é o que chama atenção nesta aqui, é irreal', disse Cavin Hollyhand, de 50 anos, que deixou a casa em uma ilha-barreira e se abrigou em Mobile, no Alabama, de onde acompanhou os estragos nesta quarta-feira. Algumas áreas isoladas poderiam testemunhar até 88 centímetros de chuva antes de o Sally passar, segundo o NHC.

Ao chegar à terra firme em Gulf Shores, no Alabama, o Sally comportava ventos de 165 quilômetros por hora. Ao longo da costa, píeres foram levados pela maré de tempestade e pelos ventos.

A governadora do Alabama, Kay Ivey, orientou os moradores a não saírem de casa para verificar danos, a menos que necessário, e a ficarem longe de linhas de transmissão e árvores caídas.

'Tivemos ventos fortes durante um período de tempo longo', disse Grant Saltz, de 38 anos, fazendo uma pausa na remoção dos destroços diante de seu restaurante em Mobile. 'Ao invés de algumas horas, eles duraram 12 horas'.

Em Pensacola, as rajadas de vento chegaram a 125 quilômetros por hora nesta quarta-feira, e imagens publicadas em redes sociais mostraram grandes inundações. Uma testemunha também relatou tempestades de granizo na cidade, e o NHC alertou para a possibilidade de tornados.

(Reportagem adicional de Jennifer Hiller, em Houston, e Stephanie Kelly e Scott DiSavino, em Nova York)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. furacao sally inunda costa …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.