Fuvest anuncia novidades para o vestibular 2026
Prova dá acesso aos cursos de graduação da USP
Publicada em
A Fuvest, responsável pelo vestibular da Universidade de São Paulo (USP), anunciou novidades para a prova a partir do ano que vem.
Em entrevista à Rádio USP, o professor Gustavo Mônaco, diretor da fundação, afirmou que nenhuma das mudanças programadas afetará a estrutura do exame, como número de questões e fases. De acordo com ele, haverá um novo agrupamento dos chamados componentes curriculares, que incluem as áreas de linguagens e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, ciências da natureza e ciências humanas e sociais aplicadas.
“Em linguagens, a gente vai inserir a cobrança de temas ligados a artes e à educação física. Nas ciências humanas e sociais, a sociologia e a filosofia, que passam então a compor o material cobrado no vestibular na primeira fase”, disse Mônaco.
Em nota, a Fuvest reforçou que não realiza mudanças radicais em seu vestibular, nem pretende elaborar provas semelhantes às do ENEM, que tem objetivos distintos. “Não há mudanças na estrutura das provas em planejamento para serem implementadas no vestibular 2026, a ser aplicado em 2025”, destaca o texto. A fundação reiterou seu compromisso em divulgar, com a antecedência devida, quaisquer alterações na estrutura de suas provas.
Escrito por Gabriella Paques
SALA DE BATE PAPO