Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

G20 não chega a acordo sobre corte de combustíveis fósseis

Placeholder - loading - Plataformas de petróleo de Vaca Muerta, Argentina
Plataformas de petróleo de Vaca Muerta, Argentina
Ver comentários

Publicada em  

Por Sudarshan Varadhan e Nidhi Verma

BAMBOLIM, ÍNDIA (Reuters) - A reunião do bloco G20 na Índia não conseguiu chegar a um consenso sobre a redução gradual dos combustíveis fósseis após objeções de alguns países produtores.

Cientistas e ativistas estão exasperados com a lentidão dos organismos internacionais em ações para conter o aquecimento global, mesmo quando o clima extremo da China aos Estados Unidos destaca a crise climática que o mundo enfrenta.

Autoridades de energia do G20 deveriam emitir um comunicado conjunto no final de sua reunião de quatro dias em Bambolin, uma cidade no Estado costeiro indiano de Goa. Mas foi descartado devido a divergências, incluindo sobre a triplicação pretendida das capacidades de energia renovável até 2030.

As seções instando os países desenvolvidos a cumprir a meta de mobilizar conjuntamente 100 bilhões de dólares por ano para ações climáticas nas economias em desenvolvimento de 2020 a 2025 e a descrição da guerra na Ucrânia também escaparam do consenso.

O uso de combustíveis fósseis se tornou um para-raios nas discussões de um dia, mas as autoridades não chegaram a um consenso sobre a restrição do uso 'ininterrupto', disseram duas fontes familiarizadas com o assunto.

Um rascunho na sexta-feira visto pela Reuters dizia: 'A importância de fazer esforços para reduzir gradualmente os combustíveis fósseis inabaláveis, de acordo com diferentes circunstâncias nacionais, foi enfatizada'.

No entanto, em vez de um comunicado conjunto, uma declaração do presidente foi divulgada neste sábado, observando que 'outros têm opiniões diferentes sobre o assunto de que as tecnologias de redução e remoção abordarão essas preocupações'.

O ministro de Energia da Índia, RK Singh, em uma coletiva de imprensa após o término da conferência, disse que alguns países queriam usar a captura de carbono em vez de reduzir gradualmente os combustíveis fósseis.

Ele não citou os países.

No entanto, sabe-se que os principais produtores de combustíveis fósseis, Arábia Saudita, Rússia, China, África do Sul e Indonésia, se opõem ao objetivo de triplicar a capacidade de energia renovável nesta década.

(Reportagem de Sudarshan Varadhan e Nidhi Verma em Bambolin)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. g20 nao chega a acordo sobre …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.