G7 cobra padrões de desenvolvimento técnico globais para inteligência artificial
Publicada em
Atualizada em
Por Kantaro Komiya e Supantha Mukherjee
TOQUIO (Reuters) - Os líderes do G7 cobraram neste sábado que haja desenvolvimento e adoção de padrões técnicos para manter “confiável” a inteligência artificial, dizendo que a governança da tecnologia não acompanhou o ritmo do seu crescimento.
Embora os líderes do G7, reunindo-se em Hiroshima, no Japão, reconheçam que a abordagem para atingir “a visão comum e objetivo de uma IA confiável possam variar”, eles afirmaram em comunicado que as regras para tecnologias digitais desse tipo deveriam estar “em linha com nossos valores democráticos compartilhados”.
Esse acordo chegou depois que a União Europeia, que participa do G7, se aproximou este mês de aprovar legislação para regular a tecnologia, o que possivelmente será a primeira lei ampla de IA, que pode formar um precedente entre as economias avançadas.
“Queremos que sistemas de IA sejam precisos, confiáveis, seguros e não discriminatórios, independente da sua origem”, disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, na sexta-feira.
Os líderes do G7 afirmaram que precisam “fazer um balanço imediato das oportunidades e desafios da IA generativa”, um subconjunto da tecnologia popularizada pelo aplicativo ChatGPT.
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO