Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Gangues exigem um lugar à mesa enquanto nova liderança assume o poder no Haiti

Placeholder - loading - Um oficial da Polícia Nacional Haitiana para um ônibus em um posto de segurança em Limonade, Haiti  27/04/2024 REUTERS/Ricardo Arduengo
Um oficial da Polícia Nacional Haitiana para um ônibus em um posto de segurança em Limonade, Haiti 27/04/2024 REUTERS/Ricardo Arduengo
Ver comentários

Publicada em  

PORTO PRÍNCIPE (Reuters) - O novo conselho de transição do Haiti deve escolher o próximo presidente do país nesta terça-feira, mas líderes de gangues -- que têm exercido um controle cada vez maior -- pedem influência política e anistia, ameaçando com violência caso suas demandas não sejam cumpridas.

Na semana passada, após o ex-primeiro-ministro Ariel Henry renunciar, o conselho foi formalmente instalado, o que foi visto como um passo fundamental para restabelecer a segurança após anos de violência de gangues.

O conselho é formado por sete membros com direito a voto e dois observadores sem voto, incluindo políticos, um empresário e um pastor. O órgão regional Comunidade do Caribe (Caricom), que liderou a elaboração da composição do conselho, proibiu a entrada de membros de gangues ou de pessoas alvo de sanções internacionais.

Ainda assim, alguns dos líderes de gangues mais poderosos do Haiti ameaçam intensificar a violência se não lhes for permitido ter influência política.

Em uma entrevista à CNN divulgada nesta segunda-feira, Vitel'homme Innocent, que lidera a gangue Kraze Barye e é acusado de orquestrar o sequestro de missionários norte-americanos em 2021, pediu que o conselho ouça as gangues e encontre uma resolução para a crise 'o mais rápido possível'.

A Kraze Barye faz parte de uma coalizão informal de gangues chamada de Viv Ansanm, ou 'Viver Juntos', que agora controla a maior parte da capital Porto Príncipe.

A coalizão exige que o futuro governo conceda anistia pelos seus crimes e crie um plano para jovens membros das gangues que possam ter sido forçados a se juntar a elas, seja sob ameaça ou pela falta de alternativas econômicas, disse Innocent à CNN.

O líder da Viv Ansanm, um ex-policial chamado Jimmy Cherizier que é conhecido como 'Barbeque' ('Churrasco') alertou, em uma mensagem compartilhada nas redes sociais durante o fim de semana, para as consequências caso as gangues sejam ignoradas.

'A Viv Ansanm está pronta para conversar. Ou estamos todos na mesa ou a mesa será destruída com todos nós', disse.

Segundo estimativas da ONU, mais de uma pessoa foi morta por hora pela violência de gangues do Haiti nos três primeiros meses deste ano. Também há relatos generalizados de violência sexual em massa, sequestros por resgate e tortura para extorquir a população.

As gangues expressaram frustração com a elite governante do Haiti e cobraram a renúncia de Henry, que era primeiro-ministro desde 2021.

Henry ficou preso fora do país após sair em busca de apoio internacional para uma missão de segurança endossada pela ONU com o objetivo de recuperar o controle. Ele havia anunciado em março que renunciaria quando o conselho fosse instalado.

(Reportagem de Harold Isaac, em Porto Príncipe, e Kylie Madry, na Cidade do México)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia FOREIGNER SE DESPEDE DOS FÃS BRASILEIROS COM SHOW HISTÓRICO EM SÃO PAULO

FOREIGNER SE DESPEDE DOS FÃS BRASILEIROS COM SHOW HISTÓRICO EM SÃO PAULO

A lendária banda Foreigner se despediu dos fãs brasileiros com um super show em São Paulo, na noite do último sábado, em uma apresentação marcada por emoção, energia e celebração. O evento, que aconteceu no Espaço Unimed, faz parte da turnê mundial de despedida do grupo e contou com a participação especial do vocalista original Lou Gramm, consolidando-se como um momento inesquecível para os fãs de rock clássico.

Como antecipado em entrevista exclusiva à Rádio Antena 1 pelo próprio Lou Gramm, a passagem pelo Brasil teria um significado especial. E assim foi: ao invés de um clima de tristeza, o que se viu foi uma verdadeira festa em homenagem ao legado de uma das maiores bandas do rock americano das décadas de 70 e 80.

Double Trouble Tour aquece o público com clássicos e surpresas

A noite começou em alto nível com a abertura da "Double Trouble Tour", projeto que reuniu os vocalistas Eric Martin (Mr. Big) e Jeff Scott Soto (Yngwie Malmsteen, Journey), acompanhados pela competente banda Spektra, formada por Leo Mancini (guitarra), Edu Cominato (bateria), BJ (teclados e vocais) e Henrique Baboon (baixo).

No repertório, sucessos das bandas pelas quais os cantores passaram, como "To Be With You" e "Wild World", do Mr. Big, além da poderosa "Separate Ways", do Journey, que permitiu a Soto mostrar toda sua força vocal. A surpresa da noite ficou por conta de uma cover intensa de "Crazy", de Seal, provando a versatilidade dos músicos em cena.

Foreigner entrega performance impecável na turnê de despedida

Após a abertura arrebatadora, foi a vez do Foreigner subir ao palco — e mostrar por que ainda é referência quando se fala em rock de arena. Com uma performance carregada de emoção e qualidade técnica, Jeff Pilson, Michael Bluestein, Bruce Watson, Chris Frazier e Luis Carlos Maldonado conduziram o público por uma viagem sonora de quase cinco décadas de história.

“Arrisco a dizer que Maldonado foi o grande destaque da noite — se isso for possível diante da qualidade técnica dos outros integrantes do grupo. Fiquei impressionado ”, comentou o jornalista João Carlos Santana, da Rádio Antena 1.

A setlist, fiel àquela apresentada em outras datas da turnê pela América Latina, incluiu todos os grandes sucessos da banda (confira abaixo). E, no momento mais aguardado da noite, Lou Gramm subiu ao palco para cantar as quatro últimas músicas do show, em um ato simbólico que representou não apenas a origem musical da banda, mas também o respeito mútuo entre artista e público.

Set List - Foreigner - São Paulo, 10 de maio de 2025

1. "Double Vision"
2. "Head Games"
3. "Cold as Ice"
4. "Waiting for a Girl Like You"
5. "That Was Yesterday"
6. "Dirty White Boy"
7. "Feels Like the First Time"
8. "Urgent"
9. Keyboard Solo
10. Drum Solo
11. "Juke Box Hero" (with Lou Gramm)
12. "Long, Long Way From Home" (with Lou Gramm)
13. "I Want to Know What Love Is" (with Lou Gramm)
14. "Hot Blooded" (with Lou Gramm)

Uma despedida inesquecível e novos planos para 2026

A noite de sábado entrou para a história tanto para os fãs quanto para os músicos do Foreigner. Um evento raro, emocionante e tecnicamente impecável (com direito a solos de teclado e bateria). Mas para aqueles que ainda sonham em ver a banda ao vivo uma última vez, há uma última chance.

12 H
  1. Home
  2. noticias
  3. gangues exigem um lugar a …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.