Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Genial/Quaest mostra Lula com 48% e Bolsonaro com 41% no 2º turno

Placeholder - loading - 12/09/2022 REUTERS/Carla Carniel
12/09/2022 REUTERS/Carla Carniel
Ver comentários

Publicada em  

Por Pedro Fonseca

(Reuters) - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) soma 48% das intenções de voto para o segundo turno da eleição presidencial contra 41% do candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), mostrou nesta quinta-feira a primeira pesquisa Genial/Quaest realizada após o primeiro turno da corrida pelo Palácio do Planalto.

Os indecisos somam 7%, enquanto 4% disseram que votarão em branco ou nulo ou que não irão votar. A margem de erro do levantamento, que foi realizado de 3 a 5 de outubro, é de 2 pontos percentuais.

Em votos válidos, que não contam os brancos e nulos e os indecisos da pesquisa, Lula teria entre 52% e 56% dos votos válidos, enquanto Bolsonaro poderia ter entre 44% e 48%, de acordo com a pesquisa.

O último levantamento Genial/Quaest antes do primeiro turno havia apontado que, em caso de segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista tinha vantagem de 51% a 40% das intenções de voto.

Depois dos resultados oficiais do primeiro turno, os institutos de pesquisa têm sido alvo de críticas, especialmente de Bolsonaro e aliados, por terem subestimado os números do candidato à reeleição na primeira votação. No domingo, Lula teve 48,43% dos votos válidos, enquanto o presidente somou 43,20%. Pesquisas na véspera apontavam uma vantagem de até 14 pontos percentuais a favor do petista.

De acordo com o levantamento divulgado nesta quinta, 92% dos eleitores de Lula e 94% dos eleitores de Bolsonaro disseram que seu voto é definitivo.

A pesquisa também apontou que subiu para 50% o percentual de eleitores que acreditam que Bolsonaro merece uma segunda chance como presidente, ante 44% no levantamento anterior, enquanto caiu para 48%, ante 54%, o percentual dos que acham que o atual presidente não merece ser reeleito.

Em relação a Lula, recuou para 51% ante 54% o percentual dos que acreditam que o petista merece voltar a ser presidente, enquanto variou para 46%, de 44%, os que afirmam que ele não merece.

Bolsonaro também teve resultados positivos nos quesitos rejeição e avaliação do governo. Quanto à rejeição, recuou para 50% ante 55% os que dizem que não votariam no presidente de jeito nenhum. Lula também teve melhora, com rejeição de 41% ante 44% na pesquisa passada.

A pesquisa também apontou que 38% dos entrevistados avaliam o governo Bolsonaro de forma negativa, contra 41% uma semana atrás, ao passo que 35% o veem positivamente, ante 31% antes.

O levantamento do instituto Quaest contratado pela corretora Genial Investimentos ouviu 2.000 pessoas em entrevistas presenciais.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SMOKEY ROBINSON É ACUSADO DE ABUSO SEXUAL

SMOKEY ROBINSON É ACUSADO DE ABUSO SEXUAL

O cantor, compositor e produtor musical Smokey Robinson, ícone da Motown Records e uma das vozes mais reconhecidas da história da música norte-americana, está sendo acusado de abuso sexual por quatro mulheres que trabalharam como domésticas e assistentes pessoais em suas residências entre 2006 e 2024.

As denúncias fazem parte de uma queixa de assédio no local de trabalho, protocolada nesta terça-feira (6) em um tribunal de Los Angeles, e obtida com exclusividade pela CNN.

Acusações graves envolvem mais de uma década de supostos abusos

De acordo com o documento, as mulheres, identificadas como Jane Does 1 a 4, afirmam ter sofrido assédio sexual, agressões sexuais recorrentes e condições de trabalho abusivas enquanto prestavam serviços na casa de Robinson e de sua esposa, Frances Robinson, que também é citada como co-ré no processo.

As vítimas relatam que permaneceram em silêncio durante anos por medo de represálias, perda do emprego e vergonha pública, agravados pela fama e influência do artista. Três das quatro mulheres também temiam que a denúncia pudesse impactar negativamente seu status migratório nos Estados Unidos.

Detalhes das alegações: múltiplos episódios e locais

Frances Robinson também é citada por conivência e racismo

Além de Smokey Robinson, o processo responsabiliza Frances Robinson por omissão e conivência com os abusos, além de contribuir para um ambiente de trabalho hostil ao gritar com as funcionárias e usar termos étnicos pejorativos, segundo a ação judicial.

Outras acusações incluem violações trabalhistas e danos emocionais

As ex-funcionárias também acusam o casal Robinson de violações das leis trabalhistas, como não pagamento de salário mínimo, ausência de horas extras, e falta de pausas para descanso e alimentação. As quatro vítimas estão requerendo pelo menos US$ 50 milhões em danos morais, materiais e punitivos.

8 H
  1. Home
  2. noticias
  3. genialquaest mostra lula com …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.