Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Google comprará créditos de carbono de startup brasileira

Placeholder - loading - Vista de área desmatada da floresta amazônica no município de Humaitá, no Amazonas 07/08/2024 REUTERS/Adriano Machado
Vista de área desmatada da floresta amazônica no município de Humaitá, no Amazonas 07/08/2024 REUTERS/Adriano Machado
Ver comentários

Publicada em  

(Reuters) - O Google concordou pela primeira vez em comprar créditos de carbono baseados em reflorestamento de uma startup brasileira, um movimento que marca seu primeiro envolvimento com projetos desse tipo no país.

A unidade da Alphabet vai adquirir 50.000 toneladas de créditos de carbono até 2030 da Mombak, que compra terras degradadas de agricultores e pecuaristas ou faz parcerias com eles para replantar espécies nativas na floresta amazônica, divulgaram as empresas nesta quinta-feira.

A gigante de tecnologia dos EUA, que já havia comprado outros modelos de créditos, segue a Microsoft, que no ano passado fechou um acordo para comprar até 1,5 milhão de créditos da Mombak.

A startup brasileira e o Google não revelaram os termos do acordo. Em 2023, quando vendeu créditos para a McLaren Racing, a Mombak os precificou em uma média de mais de 50 dólares por tonelada.

'O voto de confiança para nós e para este setor em geral que vem do Google entrando nisso é um sinal realmente positivo', disse em uma entrevista o diretor de tecnologia da Mombak, Dan Harburg, que espera que isso resulte em mais negócios.

O anúncio ocorre poucos dias antes do início da Semana do Clima, em Nova York, nos EUA, que terá sua abertura no próximo dia 22 e contará com a presença de autoridades e empresas.

Na véspera, a Meta, dona do Facebook, anunciou a compra de até 3,9 milhões de créditos de compensação de carbono do braço florestal do BTG Pactual.

Google, Microsoft, Meta e Salesforce são os cofundadores da chamada 'Symbiosis Coalition', que promete contratar até 20 milhões de toneladas de créditos de carbono até 2030.

Os créditos de carbono permitem que as empresas compensem as emissões de gases de efeito estufa para atender às metas climáticas corporativas. Cada crédito representa uma redução de uma tonelada de emissões de dióxido de carbono.

Críticos dos mercados de compensação de carbono, incluindo o Greenpeace, dizem que eles permitem que os emissores continuem a liberar gases de efeito estufa.

(Por Gabriel Araujo)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

20 H
  1. Home
  2. noticias
  3. google comprara creditos de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.