Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Governador de Ohio veta proibição de cuidados e participação esportiva para transgêneros

Placeholder - loading - Governador de Ohio, Mike DeWine, em evento em Covington, Kentucky, EUA 04/01/2023 REUTERS/Kevin Lamarque
Governador de Ohio, Mike DeWine, em evento em Covington, Kentucky, EUA 04/01/2023 REUTERS/Kevin Lamarque
Ver comentários

Publicada em  

Por Gabriella Borter

(Reuters) - O governador de Ohio, Mike DeWine, vetou nesta sexta-feira um projeto de lei que buscava proibir cuidados médicos de afirmação de gênero para jovens transgêneros no Estado e também impedia atletas trans de competir em equipes equivalentes às suas identidades de gênero. Aprovada neste mês no Legislativo estadual — que tem maioria republicana —, a lei proibia médicos de realizarem cirurgias de mudança de sexo ou prescreverem medicamentos bloqueadores da puberdade para ajudar menores na transição.

A legislação também impedia que distritos escolares, universidades públicas e faculdades privadas que competem em conferências nacionais permitissem que mulheres trans participassem de competições na modalidade feminina.

DeWine, que também é republicano, anunciou seu veto em coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira. Ele afirmou ter visitado hospitais infantis e falado com pais de crianças transgênero para obter informações que embasassem sua decisão.

'Os pais olharam nos meus olhos e disseram que, se não fosse pelo tratamento, seus filhos estariam mortos', afirmou. 'No fim, eu acho que isto é sobre proteger a vida humana.'

Os republicanos, que possuem maioria no Legislativo, podem derrubar o veto do governador.

O cuidado de afirmação de gênero para os jovens trans tornou-se um dos pilares da plataforma do Partido Republicano. Parlamentares da maioria dos Estados norte-americanos apresentaram nos últimos anos propostas para impedir que crianças recebam tratamento afirmativo, e 22 Estados aprovaram propostas do tipo. Os tribunais têm se dividido em suas decisões sobre o tema.

(Reportagem de Gabriella Borter)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia ELISABETE FRANÇA REVELA OS PRÓXIMOS PASSOS DO FUTURO URBANO DE SÃO PAULO

ELISABETE FRANÇA REVELA OS PRÓXIMOS PASSOS DO FUTURO URBANO DE SÃO PAULO

Neste fim de semana, São Paulo dá um importante passo na construção de seu futuro urbano com a realização da 8ª Conferência Municipal da Cidade. A iniciativa, que segue diretrizes do Governo Federal, busca reunir propostas da população paulistana para compor a pauta da Conferência Estadual — e, futuramente, da Nacional. Em entrevista exclusiva à Rádio Antena 1, a secretária municipal de Urbanismo e Licenciamento, Elisabete França, compartilhou detalhes do processo participativo que vem sendo desenvolvido desde o início do ano e também falou sobre o futuro do Jockey Club, um dos pontos mais emblemáticos e disputados da cidade.

Segundo a secretária, a etapa municipal é fruto de um processo democrático e descentralizado, com 15 encontros regionais realizados aos sábados, nos quais foram reunidas mais de 600 propostas populares.

“Achei os encontros regionais riquíssimos, muito bacanas. Fiquei muito feliz, participei de quase todos”, afirmou.

As demandas mais recorrentes? Meio ambiente, habitação, mobilidade e participação popular?

“A população clama por mais áreas verdes, melhor preservação das árvores, mais parques e qualidade do ar. Nesse ponto, neste ano especial da COP30, foi muito importante”, disse a secretária.

Habitação, especialmente para famílias de baixa renda, liderou o volume de propostas. E, na mobilidade, destaque para segurança no transporte público e iluminação nas vias, com foco especial na segurança das mulheres.

8 H
  1. Home
  2. noticias
  3. governador de ohio veta …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.