Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Governo Bolsonaro indica Ilan Goldfajn para concorrer à presidência do BID

Placeholder - loading - Logo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em centro de convenções na Cidade do Panamá 13/03/2013 REUTERS/Carlos Jasso
Logo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em centro de convenções na Cidade do Panamá 13/03/2013 REUTERS/Carlos Jasso
Ver comentários

Publicada em  

Atualizada em  

Por Bernardo Caram

BRASÍLIA (Reuters) - O Ministério da Economia anunciou nesta segunda-feira a indicação oficial do ex-presidente do Banco Central Ilan Goldfajn como candidato do Brasil ao cargo de presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

“Em nota pública, (o ministro da Economia, Paulo) Guedes afirma que o candidato concilia ampla e bem-sucedida experiência profissional no setor público, em organismos multilaterais e no setor privado, além de sólida formação acadêmica, que o qualificam para o exercício do cargo de presidente da instituição”, informou a pasta.

Goldfajn é atualmente diretor do Departamento do Hemisfério Ocidental do Fundo Monetário Internacional (FMI). Ele foi presidente do Banco Central brasileiro entre 2016 e 2019, durante o governo de Michel Temer, e diretor de Política Econômica do órgão entre 2000 e 2003.

A indicação ocorre mesmo após atritos tornados públicos por Guedes. Em dezembro do ano passado, o ministro criticou diretamente Goldfajn, que havia sido recentemente nomeado diretor do FMI, organismo com o qual Guedes tem apresentado desavenças.

“(Ilan) é um ótimo brasileiro, boa pessoa, tudo isso. Ontem criticou a gente pesado, então estou devolvendo hoje. Já que vamos ter um brasileiro que conhece bastante o Brasil e critica bem a gente no FMI, não precisamos ter mais aqui dentro”, afirmou o ministro na ocasião, no mesmo dia em que anunciou ter dispensado a missão do FMI no Brasil.

Como mostrou a Reuters na semana passada, a indicação de Ilan ao BID pelo governo Jair Bolsonaro (PL) pode enfrentar, além de um cenário geopolítico espinhoso, resistências domésticas no caso de eventual eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que aparece à frente na corrida para o segundo turno.

Uma vitória do ex-presidente Lula nas urnas tornaria o cenário mais adverso para a indicação do atual governo, num momento em que mais países da região estão alinhados à esquerda, o que pode gerar resistências a um nome apresentado por Bolsonaro.

Conselheiros próximos a Lula disseram à Reuters na última semana preferir que as eleições para o banco, que investe em projetos na América Latina e o Caribe, ocorram apenas no ano que vem, de modo que a indicação brasileira possa refletir escolhas de um governo recém-eleito.

A votação para o comando do banco está atualmente prevista para o dia 20 de novembro. A eleição foi agendada depois que o então presidente do BID Maurice Claver-Carone foi destituído do cargo após um escândalo envolvendo investigação sobre um relacionamento dele com uma subordinada.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia ROD STEWART E RONNIE WOOD VOLTAM A TOCAR JUNTOS NO GLASTONBURY 2025

ROD STEWART E RONNIE WOOD VOLTAM A TOCAR JUNTOS NO GLASTONBURY 2025

Após ser homenageado na última edição do American Music Awards, Rod Stewart acaba de anunciar uma surpresa que promete emocionar os fãs de rock clássico: seu aguardado show no Festival de Glastonbury 2025 contará com a participação especial de Ronnie Wood, guitarrista dos Rolling Stones e ex-companheiro de banda no Faces.

A apresentação acontece no tradicional "Legends Slot", no domingo, 29 de junho, no palco principal de Glastonbury, e marcará o reencontro musical entre dois ícones do rock britânico.

A volta dos velhos tempos: Faces no coração do repertório

Em recente entrevista ao podcast britânico That Peter Crouch Podcast, Stewart revelou que mantém contato frequente com Ronnie Wood, com quem compartilhou o palco no final dos anos 1960 e início dos anos 1970, na banda de blues rock Faces, que também contava com o baterista Kenney Jones.

“Ainda converso com Ronnie o tempo todo. É um dos meus grandes amigos, e voltar a tocar com ele em Glastonbury será como reviver os velhos tempos”, disse o cantor.

Com essa declaração, os fãs podem esperar por clássicos como “Stay With Me” e “Ooh La La” na setlist — músicas marcadas pela parceria entre Stewart e Wood no auge da banda.

Rod Stewart no Glastonbury: show mais esperado da edição 2025

Aos 80 anos, Rod Stewart fará sua estreia no slot de lendas de Glastonbury, e se junta à lista de artistas consagrados que já passaram por esse horário, como Diana Ross, Paul Simon e Kylie Minogue.

O reencontro com Ronnie Wood torna essa performance ainda mais emblemática, colocando Glastonbury 2025 no radar de todos os amantes do rock. O festival acontece entre os dias 25 e 29 de junho, em Worthy Farm, Somerset, no Reino Unido.

Homenagem emocionante no American Music Awards 2025

Antes de seu retorno triunfal ao Glastonbury, Rod Stewart foi homenageado com o Lifetime Achievement Award no American Music Awards 2025, realizado em 26 de maio no Fontainebleau Las Vegas. A cerimônia foi marcada por um momento comovente quando cinco de seus filhos — Kimberly, Sean, Ruby, Renee e Liam — subiram ao palco (na foto acima) para entregar o prêmio ao pai, surpreendendo-o e emocionando o público presente.

12 H
  1. Home
  2. noticias
  3. governo bolsonaro indica ilan …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.