Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Governo britânico desafia oponentes do Brexit

Placeholder - loading - Rees-Mogg fala com jornalistas em Londres 29/8/2019 REUTERS/Toby Melville
Rees-Mogg fala com jornalistas em Londres 29/8/2019 REUTERS/Toby Melville
Ver comentários

Publicada em  

Por William James e Guy Faulconbridge

LONDRES (Reuters) - O governo do primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, desafiou os oponentes da separação britânica da União Europeia no Parlamento nesta quinta-feira a derrubarem o governo ou mudarem a lei se quiserem impedir o Brexit.

Mais de três anos após o referendo do Brexit, o Reino Unido ruma para sua crise constitucional mais grave em décadas e um confronto com a UE a respeito da filiação, prevista para ocorrer em 63 dias.

Em sua manobra mais ousada desde que assumiu como premiê no mês passado, Johnson enfureceu os opositores de um Brexit sem acordo na quarta-feira ordenando a suspensão do Parlamento durante quase um mês.

O presidente da câmara baixa do Parlamento, John Bercow, disse se tratar de um ultraje constitucional, já que limita o tempo que a sede de 800 anos da democracia inglesa tem para debater e ajustar o curso da história britânica.

Mas Jacob Rees-Mogg, defensor do Brexit a cargo dos assuntos do governo no Parlamento, desafiou os oponentes a darem tudo de si.

'Todas estas pessoas que estão rangendo os dentes sabem que há duas maneiras de fazer o que querem fazer', disse Rees-Mogg à rede BBC.

'Uma é mudar o governo, e a outra é mudar a lei. Se fizerem uma destas, isso terá um efeito', disse.

'Se eles não tiverem a coragem ou a determinação para fazer alguma delas, sairemos em 31 de outubro, de acordo com o resultado do referendo.'

A manobra de Johnson para suspender o Parlamento por mais tempo que o normal durante uma das conjunturas mais cruciais da história britânica recente foi elogiada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mas provocou críticas de alguns parlamentares britânicos e da mídia.

Ruth Davidson renunciou à liderança do Partido Conservador da Escócia nesta quinta-feira, dizendo que não consegue mais conciliar as exigências da maternidade com as do Brexit.

Depois de anos de negociações tortuosas e uma série de crises políticas desde que 52% do país escolheu romper com a UE no referendo de 2016, o Brexit continua sendo uma dúvida. As opções vão de uma ruptura brusca em 31 de outubro e uma eleição a uma saída amistosa ou até outro referendo.

A ordem de Johnson para suspender o Parlamento força os oponentes parlamentares de um Brexit sem acordo a mostrarem as cartas e agir em até quatro dias no mês que vem. O Legislativo volta do intervalo de verão no dia 3 de setembro.

Uma eleição é provável.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia LADY GAGA: DE COACHELLA À COPACABANA

LADY GAGA: DE COACHELLA À COPACABANA

Lady Gaga fez história no Coachella 2025 com um espetáculo que mais parecia uma ópera pop moderna: teatral, dividido em cinco atos e com estética gótica. As apresentações nos dias 11 e 18 de abril foram marcadas pela estreia ao vivo de músicas do álbum Mayhem, além de clássicos como “Poker Face”, “Born This Way” e “Bad Romance”.

Mas se o tempo de palco no festival americano foi limitado a 90 minutos, os fãs brasileiros podem se preparar para um programa bem mais amplo no show gratuito em Copacabana, neste sábado (3 de maio). A expectativa é de que a performance de Lady Gaga no Rio de Janeiro dure até 2h30, com inclusão de músicas que ficaram de fora do set original, como sucessos de Chromatica, Artpop e Joanne.

Como foi o show no Coachella

Com coreografia de Parris Goebel e direção artística repleta de simbolismos visuais, Gaga apresentou um roteiro em cinco blocos distintos, alternando momentos de tensão, euforia, introspecção e catarse.

Uma experiência em cinco atos

Confira a setlist completa do Coachella, com a origem de cada música:

Ato I – Of Velvet and Vice

Ato II – And She Fell Into a Gothic Dream

Ato III – The Beautiful Nightmare That Knows Her Name

Ato IV – To Wake Her Is to Lose Her

Finale – Eternal Aria of the Monster Heart

Essa estrutura foi mantida em ambas as apresentações no festival, com pequenas variações em elementos visuais e interações com o público. Por exemplo, na primeira apresentação, Gesaffelstein, produtor e DJ francês conhecido por sua estética sombria e minimalista no techno e electro, participou ao vivo da performance de “Killah”. A música faz parte do novo álbum da cantora, Mayhem, e é uma colaboração entre os dois artistas.

Elementos Teatrais e Visuais

A ópera pop tem direção criativa de Parris Goebel, conhecida por seu trabalho com artistas como Rihanna e Doja Cat, e incorporou elementos teatrais, como mudanças de figurino dramáticas, cenários góticos e coreografias elaboradas, criando uma experiência imersiva para o público.

Destaques visuais incluíram uma batalha de xadrez encenada durante "Poker Face", onde os dançarinos representavam peças do jogo, e a transformação do palco em um cenário verdejante durante "Garden of Eden", com Gaga tocando guitarra.

O que esperar do show no Rio de Janeiro?

Para a apresentação gratuita na praia de Copacabana, Lady Gaga deve manter o núcleo teatral de Mayhem, mas há grande expectativa por um show mais longo e afetivo. Com liberdade de tempo e público local engajado, faixas como:

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. governo britanico desafia …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.