Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Governo colombiano segue aberto a processo de paz com ELN, diz comissário

Placeholder - loading - Otty Patiño em Bogotá  10/10/2023   REUTERS/Luisa Gonzalez
Otty Patiño em Bogotá 10/10/2023 REUTERS/Luisa Gonzalez
Ver comentários

Publicada em  

Por Luis Jaime Acosta

BOGOTÁ (Reuters) - A Colômbia continua aberta ao diálogo com os rebeldes do Exército de Libertação Nacional (ELN), apesar de sua recente ofensiva no leste do país, disse o comissário de paz colombiano Otty Patiño, enquanto o governo avança em um processo separado com cerca de 300 combatentes que saíram do grupo.

O governo do presidente Gustavo Petro suspendeu os diálogos de paz com o ELN em janeiro, depois que os rebeldes lançaram uma série de ataques na região de Catatumbo, ao longo da fronteira com a Venezuela, causando cerca de 100 mortes e deslocando cerca de 56.000 pessoas.

A suspensão foi o maior golpe nas promessas de Petro, ele próprio um ex-membro da guerrilha urbana M-19, de pôr fim a mais de 60 anos de conflito na Colômbia, onde vários grupos armados importantes se dividiram em facções menores, complicando o diálogo.

'O governo tem deixado a porta aberta, mas isso não significa um diálogo em si, significa que o ELN mudará de direção, mudará sua maneira de pensar, mudará a maneira como está direcionando sua estratégia criminosa e isso significaria uma transformação muito radical a partir de agora', disse Patiño à Reuters em uma entrevista na segunda-feira.

O governo precisaria ver um compromisso genuíno, afirmou Patiño, também ex-membro do M-19, e que os líderes do ELN parassem de 'acreditar que a guerra é o caminho'.

Patiño e Petro passaram o sábado na província de Nariño, onde os 'Comuneros del Sur', grupo dissidente do ELN com cerca de 300 pessoas, entregaram explosivos, granadas e lançadores de foguetes e assinaram um acordo para substituir as plantações de coca, uma fase inicial antes de um possível acordo de desmobilização.

O possível acordo com os Comuneros del Sur é o único acordo que Petro provavelmente assinará antes de deixar o cargo em agosto de 2026.

Seu governo manteve pelo menos diálogos iniciais com cerca de 11 grupos armados, desde grandes organizações rebeldes até gangues urbanas, mas apenas dois conjuntos de negociações estão ativos no momento.

O ELN, que tem cerca de 3.200 combatentes e é considerado um grupo terrorista pelos Estados Unidos e pela União Europeia, disse que não tinha interesse em responder a Patiño porque não o reconhece como interlocutor.

Patiño afirmou que o governo continuará a trabalhar no que chama de 'paz territorial' -- estratégias regionais de paz que incluem conversações com grupos menores -- e está pronto para realizar processos com outros grupos armados, incluindo ex-combatentes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) que rejeitam o acordo de paz de 2016 desse grupo.

'O governo tomou a profunda decisão de avançar em todos esses processos com aqueles que estiverem dispostos e, é claro, criar processos irreversíveis', disse Patiño.

Os grupos armados da Colômbia têm cerca de 20.000 membros, de acordo com estimativas das forças de segurança, e se financiam por meio do tráfico de drogas, mineração ilegal e outros crimes.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia ROD STEWART E RONNIE WOOD VOLTAM A TOCAR JUNTOS NO GLASTONBURY 2025

ROD STEWART E RONNIE WOOD VOLTAM A TOCAR JUNTOS NO GLASTONBURY 2025

Após ser homenageado na última edição do American Music Awards, Rod Stewart acaba de anunciar uma surpresa que promete emocionar os fãs de rock clássico: seu aguardado show no Festival de Glastonbury 2025 contará com a participação especial de Ronnie Wood, guitarrista dos Rolling Stones e ex-companheiro de banda no Faces.

A apresentação acontece no tradicional "Legends Slot", no domingo, 29 de junho, no palco principal de Glastonbury, e marcará o reencontro musical entre dois ícones do rock britânico.

A volta dos velhos tempos: Faces no coração do repertório

Em recente entrevista ao podcast britânico That Peter Crouch Podcast, Stewart revelou que mantém contato frequente com Ronnie Wood, com quem compartilhou o palco no final dos anos 1960 e início dos anos 1970, na banda de blues rock Faces, que também contava com o baterista Kenney Jones.

“Ainda converso com Ronnie o tempo todo. É um dos meus grandes amigos, e voltar a tocar com ele em Glastonbury será como reviver os velhos tempos”, disse o cantor.

Com essa declaração, os fãs podem esperar por clássicos como “Stay With Me” e “Ooh La La” na setlist — músicas marcadas pela parceria entre Stewart e Wood no auge da banda.

Rod Stewart no Glastonbury: show mais esperado da edição 2025

Aos 80 anos, Rod Stewart fará sua estreia no slot de lendas de Glastonbury, e se junta à lista de artistas consagrados que já passaram por esse horário, como Diana Ross, Paul Simon e Kylie Minogue.

O reencontro com Ronnie Wood torna essa performance ainda mais emblemática, colocando Glastonbury 2025 no radar de todos os amantes do rock. O festival acontece entre os dias 25 e 29 de junho, em Worthy Farm, Somerset, no Reino Unido.

Homenagem emocionante no American Music Awards 2025

Antes de seu retorno triunfal ao Glastonbury, Rod Stewart foi homenageado com o Lifetime Achievement Award no American Music Awards 2025, realizado em 26 de maio no Fontainebleau Las Vegas. A cerimônia foi marcada por um momento comovente quando cinco de seus filhos — Kimberly, Sean, Ruby, Renee e Liam — subiram ao palco (na foto acima) para entregar o prêmio ao pai, surpreendendo-o e emocionando o público presente.

9 H
  1. Home
  2. noticias
  3. governo colombiano segue …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.