Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Governo de SP dá início à contratação de assessores para privatização da Emae

Placeholder - loading - Hidrelétrica de Furnas em Minas Gerais 14/01/2013 REUTERS/Paulo Whitaker
Hidrelétrica de Furnas em Minas Gerais 14/01/2013 REUTERS/Paulo Whitaker

Publicada em  

SÃO PAULO (Reuters) - O governo de São Paulo deu início nesta sexta-feira à contratação de assessores para a privatização da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae), o último ativo do setor elétrico sob controle do Estado paulista.

Segundo o aviso de licitação publicado no Diário Oficial, a contratação dos assessores para avaliar e estruturar a operação vai se dar por pregão eletrônico, no critério menor preço, com sessão pública marcada para 21 de março às 10h.

A Emae detém e opera um sistema hidráulico e gerador de energia que se estende do município de Salto até a Baixada Santista, passando pela região metropolitana de São Paulo. Seu principal ativo é a usina hidrelétrica de Henry Borden, com 889 megawatts (MW) de potência.

Seu portfólio inclui mais três hidrelétricas de menor porte, que junto com Henry Borden somam 960,8 MW, e uma termelétrica de 190 MW arrendada para a Baixada Santista Energia (BSE), subsidiária integral da Petrobras.

A estatal administra ainda um sistema de barragens, reservatórios (Billings e Guarapiranga) e usinas elevatórias que visa o aproveitamento racional dos usos múltiplos da água, como para geração de energia, controle de cheias e fornecimento para o abastecimento público, a pesca e o lazer.

O Estado de São Paulo detém 97,6% das ações ordinárias da Emae, ou 39,0% do capital total. Outro acionista importante é a Eletrobras, com 64,8% das ações preferenciais da empresa, e também 39% do capital total.

O governador paulista, Tarcísio de Freitas, tem falado publicamente que a privatização da elétrica deverá ser uma das primeiras de seu mandato, que também poderá repassar à iniciativa privada o controle de ativos como a Sabesp.

Durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, Freitas apresentou o projeto de privatização da Emae ao vice-presidente da State Grid Corporation of China, Pan Jingdong. A State Grid é controladora da CPFL Energia, elétrica que foi privatizada pelo Estado de São Paulo no final da década de 1990.

(Por Letícia Fucuchima)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. governo de sp da inicio a …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.