Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Governo romeno sobrevive a voto de desconfiança

Placeholder - loading - Palácio do Parlamento em Bucareste, na Romênia  6/12/2024    REUTERS/Louisa Gouliamaki
Palácio do Parlamento em Bucareste, na Romênia 6/12/2024 REUTERS/Louisa Gouliamaki
Ver comentários

Publicada em  

BUCARESTE (Reuters) - O governo de coalizão pró-europeu da Romênia sobreviveu a um voto de desconfiança no Parlamento na sexta-feira, evitando mais turbulências políticas no Estado membro da Otan e da União Europeia, que realizará novamente uma eleição presidencial este ano.

As tensões estão em alta na Romênia desde que a eleição foi anulada em dezembro, após alegações de que a interferência russa havia impulsionado o crítico da Otan de extrema-direita Calin Georgescu para a liderança no primeiro turno.

Analistas disseram que os três partidos de extrema-direita que apresentaram a moção de desconfiança -- acusando o governo de coalizão de dois meses liderado pelo primeiro-ministro social-democrata Marcel Ciolacu de corrupção e de perda de credibilidade -- fizeram isso para aumentar seu perfil antes da nova eleição.

Os três partidos conquistaram cerca de 35% das cadeiras em uma eleição parlamentar em 1º de dezembro do ano passado, capitalizando a raiva dos eleitores contra um establishment centrista que enfrentava acusações de corrupção.

A moção de não-confiança foi apoiada por 144 parlamentares, menos do que os 233 votos necessários para ser aprovada.

'Vocês não estão interessados nos problemas que os romenos enfrentam todos os dias', disse Ciolacu aos parlamentares da oposição antes da votação. 'Vocês infectam a sociedade dia após dia com o vírus da mentira e do ódio.'

'O caos político que vocês querem trazer para a Romênia será automaticamente seguido pelo caos econômico. O euro chegará ao céu. Todos os canteiros de obras serão fechados. As pessoas viverão na pobreza, incapazes de pagar suas contas.'

Os parlamentares da oposição gritaram 'ladrões' durante o discurso.

'Você é a cara feia do sistema que zombou deste país por 35 anos', disse George Simion, líder da Aliança para a União dos Romenos, de extrema-direita, a Ciolacu.

(Reportagem de Alan Charlish em Varsóvia e Luiza Ilie em Bucareste)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. governo romeno sobrevive a …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.