GPA recebe oferta de US$586,5 mi de Gilinski por controle do Éxito
Publicada em
Atualizada em
SÃO PAULO (Reuters) -O GPA informou nesta terça-feira que recebeu uma nova oferta do bilionário colombiano Jaime Gilinski pelo Éxito, sua unidade na Colômbia, desta vez por 51% do capital da empresa pelo valor de 586,5 milhões de dólares.
Gilinski havia proposto inicialmente a aquisição de 96,52% do Éxito por 836 milhões de dólares, em oferta que foi rejeitada pelo Conselho de Administração do GPA, que é dono do Pão de Açúcar, no final de junho.
A oferta não socilitada e vinculante é para aquisição com pagamento em dinheiro, e válida até 21 de julho, disse o GPA em fato relevante. Gilinski disse ao GPA ter capacidade financeira para a compra, de modo que a conclusão da operação não estaria sujeita à obtenção de um financiamento.
O GPA, que detém 96,5% do Éxito, disse que seu Conselho de Administração deve se reunir para avaliar a proposta nos próximos dias.
A transação, que seria efetivada por meio de uma oferta pública de aquisição de ações (OPA), depende de aprovações regulatórias, segundo o GPA.
As ações do GPA encerraram na máxima do pregão nesta terça-feira, acelerando os ganhos nos ajustes de fechamento na B3. No call de fechamento, os papéis marcavam 21,19 reais, mas terminaram o dia a 22,50 reais, em alta de 4,80%, segundo maior ganho do Ibovespa, que caiu 0,32%.
(Por André RomaniEdição de Pedro Fonseca)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO