Grammy 2021: Conheça os indicados a Álbum do Ano
Edição deste ano se aproxima
Publicada em
Quando a Recording Academy anunciou os indicados ao Grammy 2021, em dezembro, realizamos uma matéria que destacava os nomeados a categoria Música do Ano. Para deixar todos os ouvintes e leitores da Antena 1 afiados para a premiação, você agora conhecerá mais sobre os indicados a Álbum do Ano. Quem você acha que leva a estatueta dourada para casa? Comente conosco!
“Chilombo" – Jhené Aiko
Lançado em 6 de março de 2020, “Chilombo” é performado pela cantora californiana Jhené Aiko. Com os singles “Triggered (Freestyle)", “None of your Concern”, “Pussy Fairy (OTW)" e “Hapiness Over Everything”, a artista conquistou o público com uma produção afundada nos gêneros R&B e soul, com algumas referencias de rap no desenvolvimento – também há a presença de personalidades importantes do estilo no disco. Uma das últimas canções do álbum, “Lightning & Thunder”, é uma colaboração com o icônico John Legend.
“Black Pumas" – Black Pumas
Lançado em 21 de junho de 2019, “Black Pumas” é o disco de estreia autointitulado da dupla americana composta pelo vocalista Eric Burton, e o guitarrista e produtor Adrian Quesada. Sob influência principal do gênero soul, os singles “Black Moon Rising”, “Fire” e “Colors”, chamaram atenção da crítica especializada que destacou a poderosa voz de Burton, além do trabalho excelente na composição de cada faixa do álbum.
“Everyday Life" – Coldplay
Lançado em 22 de novembro de 2019, “Everyday Life” foi o último álbum de estúdio realizado pela emblemática banda inglesa Coldplay. Os subgêneros alternativos do rock foram distribuídos de maneira brilhante nos singles “Orphans”, “Arabesque”, “Everyday Life” e “Champion of the World”, além das outras canções presentes na produção. O álbum teve a gravação distribuída entre os anos 2007 até 2009 e 2018 até 2019.
“Djesse Vol. 3" – Jacob Collier
Lançado em 14 de agosto de 2020, “Djesse Vol. 3” é o terceiro na lista de quatro volumes do músico inglês, Jacob Collier, que foram anunciadas em 29 de outubro de 2018. Os gêneros R&B, EDM, funk, pop e neo soul foram utilizados na produção dos singles “Time Alone with You”, “In My Bones”, “All I Need”, “He Won’t Hold You” e “Running Outta Love”. A combinação dos estilos em cada canção presente no álbum é feita de forma autentica, portanto, Collier consegue criar uma distinção nítida entre cada uma das músicas.
“Women in Music Pt. III" – Haim
Lançado em 26 de junho de 2020, “Women in Music Pt. III” foi realizado após 5 anos sem novos discos da banda formada pelas irmãs Haim. O indie pop e o soft rock são os estilos escolhidos para a produção, que contou com os singles “Summer Girl”, “Now I’m in It”, “Hallelujah”, “The Steps”, “I Know Alone” e “Don’t Wanna”. A produção do álbum foi feita pelo já conhecido Ariel Rechtshaid, que trabalhou com grandes músicos – dentre eles, Madonna, Kylie Minogue e, recentemente, SHAED.
“Future Nostalgia" – Dua Lipa
Lançado em 27 de março de 2020, “Future Nostalgia” é considerado um fenômeno na indústria fonográfica, orquestrado por Dua Lipa e uma série de outros grandes músicos. Os singles “Don’t Start Now”, “Physical”, “Break My Heart”, “Hallucinate” e “Levitating” utilizaram como base melódica os gêneros disco-pop, eletro e dance-pop, em uma produção que foi extremamente prestigiada em todo mundo. Com duração de 37 minutos e 17 segundos, Lipa entrega uma fantástica e autentica homenagem a música pop.
“Hollywood’s Bleeding" – Post Malone
Lançado em 6 de setembro de 2019, “Hollywood’s Bleeding” é o terceiro disco de estúdio do rapper e compositor Post Malone – que foi creditado com o nome de batismo, Austin Post. Apesar das características do hip hop e trap, Malone também trabalha com o gênero pop nos singles “Wow”, “Goodbyes”, “Circles”, “Enemies”, “Allergic” e “Take What You Want”, além das 11 outras canções presentes no álbum. Há uma série de participações de outros cantores na produção, contudo, a faixa “Take What You Want” recebe a inusitada colaboração do lendário Ozzy Osbourne, fundador da banda Black Sabbath.
“Folklore" – Taylor Swift
Lançado em 24 de julho de 2020, “Folklore” foi uma surpresa para os fãs da cantora e compositora estadunidense Taylor Swift, que produziu o disco em apenas 3 meses no mesmo ano. Com o retorno da artista ao gênero folk, os singles “Cardigan”, “Exile”, “Betty” e “The 1”, foram considerados formidáveis por revisores internacionais, que apontaram a profundidade no escopo musical de Swift. Esse álbum fez a artista ter o nome inserido na lista das maiores realizações de 2020.
Veja também:
SALA DE BATE PAPO