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Grupo de energia 2W Ecobank tem aprovado pedido de recuperação judicial

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SÃO PAULO (Reuters) -A 2W Ecobank informou nesta quarta-feira que a 3ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais do Foro Central da Comarca de São Paulo aprovou seu pedido de recuperação judicial, conforme fato relevante da comercializadora e geradora de energia elétrica ao mercado.

O grupo já havia informado mais cedo ter protocolado na Justiça do pedido de recuperação judicial, que busca 'otimizar sua estrutura de capital, aprimorar a eficiência operacional e fortalecer a criação de valor no longo prazo'. A companhia vem enfrentando dificuldades financeiras nos últimos anos após uma mal sucedida ampliação de seus negócios.

A petição divulgada mais cedo não esclarece qual é o montante total da dívida da holding 2W Ecobank e da 2W Comercializadora Varejista, subsidiária que também teve seu pedido de proteção deferido pela Justiça.

Antes do pedido de recuperação judicial, o grupo já havia obtido uma liminar para suspender ações e execuções de cobrança de créditos e impedir que credores pudessem adotar medidas de execução, constrição ou arresto dos bens da 2W ou rescindirem contratos. Essa medida, no entanto, perdeu eficácia após um prazo de 60 dias.

A 2W nasceu como uma comercializadora de energia elétrica para o mercado livre e foi ampliando seu escopo de atuação ao longo do tempo, entrando na geração de energia eólica e mais recentemente na área de serviços financeiros e ligados à sustentabilidade.

Segundo a petição da recuperação judicial, a crise econômico-financeira do grupo está diretamente relacionada aos 'investimentos expressivos' para expansão, principalmente na construção de dois parques eólicos, que receberam aportes de R$ 2,2 bilhões.

Entre financiamentos para os projetos eólicos, a empresa cita na petição emissões de debêntures e financiamentos contraídos junto ao Darby International Capital e ao Banco do Nordeste (BNB).

A empresa argumenta que a implantação dos projetos eólicos enfrentou 'significativos atrasos e variações de custo' ao longo do tempo, em meio à insolvência da empreiteira Allonda e à renegociação de contratos com fornecedores dos aerogeradores e componentes, entre outros fatores.

Com esse atraso, a companhia teve que comprar energia elétrica no mercado spot a um custo mais elevado para honrar contratos. Nesse contexto, cita ainda uma disparada no ano passado do preço de energia de curto prazo, o PLD, por mudanças nas condições hidrológicas.

Todo esse cenário, diz a empresa, levou a uma geração de caixa insuficiente para honrar com custos de financiamentos e obrigações com fornecedores, clientes e contrapartes.

Na comercialização de energia, uma restrição imposta pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) teria agravado a situação, diz a 2W, citando questões reputacionais e rescisão unilateral de contratos de energia por parte de clientes.

Na petição, a companhia defende que a crise de liquidez trata-se de 'contexto pontual e específico' e é momentânea. 'Esse cenário não deve, de nenhuma forma, afetar de modo definitivo a solidez das atividades das requerentes'.

A companhia pediu que fossem concedidas tutelas provisórias de urgência para que a CCEE seja impedida de desligar as comercializadoras do mercado e aplicar multas e penalidades, e também para suspender a eficácia da declaração de vencimento antecipado de uma emissão de debêntures e outras obrigações.

(Por Letícia Fucuchima; reportagem adicional de Patrícia Vilas Boas; edição de Roberto Samora e Fabrício de Castro)

Escrito por Reuters

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EXCLUSIVO: 'THE DRIVER ERA' REVELA À ANTENA 1 OS BASTIDORES DE "OBSESSION"

Em entrevista exclusiva concedida à repórter Catharina Morais, da Rádio Antena 1, no dia 2 de maio, momentos antes da passagem de som no Tokio Marine Hall, os irmãos Ross Lynch e Rocky Lynch, da banda The Driver Era, abriram o coração sobre a criação de seu mais novo álbum, Obsession, e refletiram sobre os desafios de ser artista na era digital. A conversa aconteceu em São Paulo, poucas horas antes do último show da turnê no Brasil.

“Cada álbum tem uma sensação diferente, com certeza”, disse Ross ao ser perguntado sobre a experiência de lançar o disco enquanto estão na estrada. “A Summer Mixtape teve uma vibe mais solta, como uma brisa do mundo”.

The Driver Era: quem são Ross e Rocky Lynch?

Formada em 2018, The Driver Era é uma dupla norte-americana de pop alternativo e rock contemporâneo, criada pelos irmãos Ross e Rocky Lynch. Ross ganhou notoriedade na série da Disney Austin & Ally e no filme Teen Beach Movie, além de integrar a antiga banda R5. Desde então, a dupla tem buscado firmar uma identidade sonora própria, apostando na mistura de gêneros e em uma produção 100% autoral.

“Produzir é uma das coisas que mais amamos fazer”, contou Ross. “A gente mesmo produziu tudo. Fizemos praticamente todos os drivers nos nossos álbuns”.

Criação do álbum Obsession: entre o estúdio e a estrada

Obsession, lançado em abril de 2025, é o quarto álbum de estúdio da banda. Com sonoridade intensa e letras autobiográficas, ele representa um momento de amadurecimento artístico. Gravado entre Londres, Califórnia e o estúdio caseiro da dupla, o projeto nasceu em meio à correria da turnê, mas com leveza.

“Obsession surgiu de forma bem orgânica, com histórias reais, inspiradas nas nossas vivências”, explicou Ross.


“Criar música é como a gente se alimenta”, completou Rocky.

Pressão das redes sociais e autenticidade artística

A entrevista também tocou em um tema delicado: o impacto das redes sociais na carreira dos artistas.

“Hoje em dia, todo mundo — e as mães deles também — está postando, postando, postando…”, brincou Rocky.

“Você quer crescer, quer melhorar, e agora isso virou uma métrica tangível. Mas o que eu gosto mesmo é de fazer música”, reforçou Ross.

Influências musicais: de Peter Gabriel a Michael Jackson

Entre os ídolos citados pelos irmãos estão INXS, Peter Gabriel e Michael Jackson. Apesar da admiração por esses grandes nomes, Ross e Rocky explicam que seu processo criativo evita imitações.

“É como se eu não pudesse repetir algo que alguém já fez. Mesmo sendo fã, me desanima se sinto que estou copiando demais”, desabafou Rocky.

As novas obsessões da The Driver Era

Encerrando a entrevista, os irmãos revelaram suas “obsessões” do momento:

“Tentar me tornar uma pessoa melhor”, disse Rocky sobre a faixa Better.


“Entender por que os seres humanos fazem o que fazem”, compartilhou Ross. “E também… eu gosto de fazer as pessoas felizes”.

Show no Tokio Marine Hall: uma noite de energia, conexão e um pouco de nostalgia

O público paulistano recebeu de braços abertos a banda na Obsession Tour 2025, que passou também pelo Rio de Janeiro. Em São Paulo, a apresentação foi marcada por performances intensas e uma troca genuína com os fãs. Com casa cheia, o Tokio Marine Hall foi tomado por fãs vestindo chapéus de cowboy, uma referência divertida à estética do vocalista Ross.

O setlist trouxe músicas novas e antigas, além de uma surpresa nostálgica com "On My Own", do filme Teen Beach Movie, arrancando lágrimas e gritos do público.

Outros destaques do show incluíram Touch, que abriu a noite, The Weekend, que transformou a casa em pista de dança, e A Kiss, que encerrou o espetáculo com energia lá no alto.

Show inesquecível e fãs encantados

A passagem da The Driver Era pelo Brasil reforçou o vínculo da banda com o público brasileiro. Após duas noites memoráveis no país, fica claro que Ross e Rocky Lynch têm um espaço garantido no coração dos fãs.

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