Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Haddad baixa o tom e diz que Constituinte seria feita se o Congresso quiser

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Haddad baixa o tom e diz que Constituinte seria feita se o Congresso quiser"
Ver comentários

Publicada em  

BRASÍLIA (Reuters) - Depois de ver a proposta de uma Constituinte exclusiva, que consta no programa de governo no PT, ser bombardeada, o candidato do partido à Presidência, Fernando Haddad, baixou o tom nesta segunda-feira e afirmou que o Congresso eleito decidirá a melhor forma de fazer reformas constitucionais propostas, e uma Constituinte virá 'se o Congresso assim entender'.

Na semana passada, durante agenda em Goiânia, Haddad confirmou que já havia sido 'mediado com o PCdoB', aliado do PT nessas eleições, a criação de condições para uma Constituinte exclusiva. 'Mas é criar condições para uma assembléia exclusiva', ressaltou.

O plano de governo prevê a criação de 'condições de sustentação social para a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte, livre, democrática, soberana e unicameral, eleita para este fim nos moldes da reforma política que preconizamos'.

'A preocupação é que o Congresso tenha uma agenda de reformas constitucionais importantes e que escolha a melhor maneira de fazê-lo', disse o candidato, elencando entre as mudanças as reformas tributária, bancária e a reversão da reforma trabalhista. Questionado se seria necessário uma Constituinte, Haddad afirmou que seria 'se o Congresso assim entender que é necessário'.

'Tem uma agenda ampla que gostaríamos que o Congresso criasse um rito para aprovar essas medidas que dêem segurança jurídica ao país', disse em Curitiba, ao sair de mais um encontro com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está preso na carceragem da Polícia Federal há quase 6 meses, acusado de lavagem de dinheiro e corrupção passiva.

Durante o debate entre presidenciáveis na TV Record, na noite de domingo, Haddad foi duramente atacado pela proposta. Ciro Gomes, do PDT, chegou a compará-la à ideia apresentada pelo general Hamilton Mourão, vice do candidato Jair Bolsonaro (PSL) - que não participou do programa alegando ordens médicas - de criar um grupo de 'notáveis' para reformar a Constituição.

Haddad afirmou que a proposta petista, feita por Lula, 'não tem nada a ver' com as ideias de Mourão.

'O general Mourão propôs convocar um conselho de notáveis nomeado pelo Bolsonaro ou por ele, não se sabe, e, por fora do Congresso Nacional, que não teria nenhuma participação no processo, submeter uma carta redigida por esse conselho, por plebiscito ou referendo, à população', disse.

Ele afirmou ainda que a ideia de Lula, expressa no programa de governo petista, era 'que nós pudéssemos, no futuro, criar as condições para que nós tivéssemos uma Constituição mais moderna, mais enxuta, com princípios e valores bem constituídos'.

(Reportagem de Lisandra Paraguassu)

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia ROD STEWART E RONNIE WOOD VOLTAM A TOCAR JUNTOS NO GLASTONBURY 2025

ROD STEWART E RONNIE WOOD VOLTAM A TOCAR JUNTOS NO GLASTONBURY 2025

Após ser homenageado na última edição do American Music Awards, Rod Stewart acaba de anunciar uma surpresa que promete emocionar os fãs de rock clássico: seu aguardado show no Festival de Glastonbury 2025 contará com a participação especial de Ronnie Wood, guitarrista dos Rolling Stones e ex-companheiro de banda no Faces.

A apresentação acontece no tradicional "Legends Slot", no domingo, 29 de junho, no palco principal de Glastonbury, e marcará o reencontro musical entre dois ícones do rock britânico.

A volta dos velhos tempos: Faces no coração do repertório

Em recente entrevista ao podcast britânico That Peter Crouch Podcast, Stewart revelou que mantém contato frequente com Ronnie Wood, com quem compartilhou o palco no final dos anos 1960 e início dos anos 1970, na banda de blues rock Faces, que também contava com o baterista Kenney Jones.

“Ainda converso com Ronnie o tempo todo. É um dos meus grandes amigos, e voltar a tocar com ele em Glastonbury será como reviver os velhos tempos”, disse o cantor.

Com essa declaração, os fãs podem esperar por clássicos como “Stay With Me” e “Ooh La La” na setlist — músicas marcadas pela parceria entre Stewart e Wood no auge da banda.

Rod Stewart no Glastonbury: show mais esperado da edição 2025

Aos 80 anos, Rod Stewart fará sua estreia no slot de lendas de Glastonbury, e se junta à lista de artistas consagrados que já passaram por esse horário, como Diana Ross, Paul Simon e Kylie Minogue.

O reencontro com Ronnie Wood torna essa performance ainda mais emblemática, colocando Glastonbury 2025 no radar de todos os amantes do rock. O festival acontece entre os dias 25 e 29 de junho, em Worthy Farm, Somerset, no Reino Unido.

Homenagem emocionante no American Music Awards 2025

Antes de seu retorno triunfal ao Glastonbury, Rod Stewart foi homenageado com o Lifetime Achievement Award no American Music Awards 2025, realizado em 26 de maio no Fontainebleau Las Vegas. A cerimônia foi marcada por um momento comovente quando cinco de seus filhos — Kimberly, Sean, Ruby, Renee e Liam — subiram ao palco (na foto acima) para entregar o prêmio ao pai, surpreendendo-o e emocionando o público presente.

10 H
  1. Home
  2. noticias
  3. haddad baixa o tom e diz que …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.