Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Hamas diz estar pronto para libertar todos os reféns e pôr fim à guerra em Gaza

Placeholder - loading - Local de ataque israelense em Jabalia, norte de Gaza 13/4/2025     REUTERS/Mahmoud Issa
Local de ataque israelense em Jabalia, norte de Gaza 13/4/2025 REUTERS/Mahmoud Issa
Ver comentários

Publicada em  

Por Nidal al-Mughrabi

CAIRO (Reuters) - O Hamas quer um acordo abrangente para acabar com a guerra em Gaza e trocar todos os reféns israelenses por palestinos presos em Israel, disse uma autoridade de alto escalão do grupo militante palestino, rejeitando a oferta israelense de uma trégua provisória.

Em um discurso transmitido pela televisão, Khalil Al-Hayya, chefe do grupo em Gaza que lidera a equipe de negociação, disse que o grupo não concordaria mais com acordos provisórios, adotando uma posição que Israel provavelmente não aceitará, com o condão de atrasar ainda mais o fim dos devastadores ataques retomados nas últimas semanas.

Em vez disso, Hayya disse que o Hamas estava pronto para se envolver imediatamente em 'negociações abrangentes' para libertar todos os reféns restantes sob sua custódia em troca do fim da guerra de Gaza, da libertação dos palestinos presos por Israel e da reconstrução de Gaza.

'Netanyahu e seu governo usam acordos parciais como cobertura para sua agenda política, que se baseia na continuação da guerra de extermínio e fome, mesmo que o preço seja sacrificar todos os seus prisioneiros (reféns)', disse Hayya, referindo-se ao primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu.

'Não faremos parte da aprovação dessa política.'

Mediadores egípcios têm trabalhado para reavivar o acordo de cessar-fogo de janeiro que interrompeu os combates em Gaza antes de ser rompido no mês passado, mas houve poucos sinais de progresso, com Israel e o Hamas culpando um ao outro.

'Os comentários do Hamas demonstram que eles não estão interessados em paz, mas em violência perpétua. Os termos estabelecidos pelo governo Trump não mudaram: libertem os reféns ou enfrentem o inferno', disse o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, James Hewitt.

A última rodada de negociações no Cairo para restaurar o cessar-fogo e libertar os reféns israelenses terminou na segunda-feira sem avanço aparente, disseram fontes palestinas e egípcias.

Israel havia proposto uma trégua de 45 dias em Gaza para permitir a libertação dos reféns e, potencialmente, iniciar conversações indiretas para pôr fim à guerra. O Hamas já rejeitou uma de suas condições -- a de depor as armas. Em seu discurso, Hayya acusou Israel de oferecer uma contraproposta com 'condições impossíveis'

O Hamas libertou 38 reféns em um cessar-fogo iniciado em 19 de janeiro. Em março, as Forças Armadas de Israel retomaram sua ofensiva terrestre e aérea em Gaza, abandonando o cessar-fogo após o Hamas rejeitar propostas para estender a trégua sem encerrar a guerra.

Autoridades israelenses afirmam que a ofensiva continuará até que os 59 reféns restantes sejam libertados e Gaza seja desmilitarizada. O Hamas insiste que libertará os reféns somente como parte de um acordo para encerrar a guerra e rejeitou as exigências para depor armas.

ATAQUES ISRAELENSES

Na terça-feira, o braço armado do Hamas disse que o grupo havia perdido o contato com militantes que mantinham o refém israelense-americano Edan Alexander após um ataque do Exército israelense a seu esconderijo. Alexander, de 21 anos, é natural de Nova Jersey e soldado do Exército israelense.

Posteriormente, o braço armado divulgou um vídeo alertando as famílias dos reféns que seus 'filhos voltarão em caixões pretos com os corpos dilacerados por estilhaços do seu Exército'.

Ataques militares israelenses mataram pelo menos 32 palestinos, incluindo mulheres e crianças, em toda a Faixa de Gaza nesta quinta-feira, segundo autoridades de saúde locais.

Um desses ataques matou seis pessoas e feriu várias outras em uma escola administrada pela ONU em Jabalia, no norte da Faixa de Gaza. O Exército israelense disse que o ataque teve como alvo um centro de comando do Hamas.

A atual guerra foi desencadeada pelo ataque do Hamas ao sul de Israel em 7 de outubro de 2023, no qual 1.200 pessoas foram mortas e 251 foram levadas como reféns para Gaza, de acordo com registros israelenses.

Desde então, mais de 51.000 palestinos foram mortos na ofensiva israelense, segundo autoridades de saúde locais.

(Reportagem e redação de Nidal al-Mughrabi. Reportagem adicional de Muhammad Al Gebaly e Ahmed Tolba, Gram Slattery em Washington)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia FOREIGNER SE DESPEDE DOS FÃS BRASILEIROS COM SHOW HISTÓRICO EM SÃO PAULO

FOREIGNER SE DESPEDE DOS FÃS BRASILEIROS COM SHOW HISTÓRICO EM SÃO PAULO

A lendária banda Foreigner se despediu dos fãs brasileiros com um super show em São Paulo, na noite do último sábado, em uma apresentação marcada por emoção, energia e celebração. O evento, que aconteceu no Espaço Unimed, faz parte da turnê mundial de despedida do grupo e contou com a participação especial do vocalista original Lou Gramm, consolidando-se como um momento inesquecível para os fãs de rock clássico.

Como antecipado em entrevista exclusiva à Rádio Antena 1 pelo próprio Lou Gramm, a passagem pelo Brasil teria um significado especial. E assim foi: ao invés de um clima de tristeza, o que se viu foi uma verdadeira festa em homenagem ao legado de uma das maiores bandas do rock americano das décadas de 70 e 80.

Double Trouble Tour aquece o público com clássicos e surpresas

A noite começou em alto nível com a abertura da "Double Trouble Tour", projeto que reuniu os vocalistas Eric Martin (Mr. Big) e Jeff Scott Soto (Yngwie Malmsteen, Journey), acompanhados pela competente banda Spektra, formada por Leo Mancini (guitarra), Edu Cominato (bateria), BJ (teclados e vocais) e Henrique Baboon (baixo).

No repertório, sucessos das bandas pelas quais os cantores passaram, como "To Be With You" e "Wild World", do Mr. Big, além da poderosa "Separate Ways", do Journey, que permitiu a Soto mostrar toda sua força vocal. A surpresa da noite ficou por conta de uma cover intensa de "Crazy", de Seal, provando a versatilidade dos músicos em cena.

Foreigner entrega performance impecável na turnê de despedida

Após a abertura arrebatadora, foi a vez do Foreigner subir ao palco — e mostrar por que ainda é referência quando se fala em rock de arena. Com uma performance carregada de emoção e qualidade técnica, Jeff Pilson, Michael Bluestein, Bruce Watson, Chris Frazier e Luis Carlos Maldonado conduziram o público por uma viagem sonora de quase cinco décadas de história.

“Arrisco a dizer que Maldonado foi o grande destaque da noite — se isso for possível diante da qualidade técnica dos outros integrantes do grupo. Fiquei impressionado ”, comentou o jornalista João Carlos Santana, da Rádio Antena 1.

A setlist, fiel àquela apresentada em outras datas da turnê pela América Latina, incluiu todos os grandes sucessos da banda (confira abaixo). E, no momento mais aguardado da noite, Lou Gramm subiu ao palco para cantar as quatro últimas músicas do show, em um ato simbólico que representou não apenas a origem musical da banda, mas também o respeito mútuo entre artista e público.

Set List - Foreigner - São Paulo, 10 de maio de 2025

1. "Double Vision"
2. "Head Games"
3. "Cold as Ice"
4. "Waiting for a Girl Like You"
5. "That Was Yesterday"
6. "Dirty White Boy"
7. "Feels Like the First Time"
8. "Urgent"
9. Keyboard Solo
10. Drum Solo
11. "Juke Box Hero" (with Lou Gramm)
12. "Long, Long Way From Home" (with Lou Gramm)
13. "I Want to Know What Love Is" (with Lou Gramm)
14. "Hot Blooded" (with Lou Gramm)

Uma despedida inesquecível e novos planos para 2026

A noite de sábado entrou para a história tanto para os fãs quanto para os músicos do Foreigner. Um evento raro, emocionante e tecnicamente impecável (com direito a solos de teclado e bateria). Mas para aqueles que ainda sonham em ver a banda ao vivo uma última vez, há uma última chance.

9 H
  1. Home
  2. noticias
  3. hamas diz estar pronto para …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.