História das bandas: conheça a origem dos grupos musicais dos 90
Embora seja difícil de estipular o início exato da primeira boyband, é possível identificar na década de 60
Publicada em
Sempre existiram boybands que marcaram épocas ao passar do tempo, especialmente com a evolução da história da música, os grupos musicais também se modificaram e conquistaram uma legião de fãs loucamente apaixonados.
Embora seja difícil de estipular o início exato da primeira boyband, é possível identificar na década de 60.
Para muitos, as primeiras lembranças de uma boyband de sucesso são os Beatles, pelo sucesso incrível e inédito na época, eles conseguiram conquistas títulos memoráveis, entretanto, outras pessoas discordam.
Esse termo constrói um determinado modelo clássico: um grupo de meninos estilosos, bonitos, jovens e possuírem um repertório musical viciante, muitas vezes essa fórmula também é acompanhada com coreografias emblemáticas.
Como surgiram as boybands
Na década de 40, podemos suspeitar que o conceito surgiu a partir de alguns grupos masculinos, especialmente quartetos, que cantavam a capella e faziam muito sucesso. Ao longo do tempo, outro gênero também foi se popularizando, o Doo Wop.
Teve origem na juventude norte-americana negra, foi uma grande influência para bandas e artistas, tendo seu pico de popularidade principalmente na década de 60.
Com o grande sucesso dessa tendência, a gravadora Motown criou uma estratégia: um formato de banda, apenas com garotos descolados que despertariam o interesse do público, com isso, consequentemente, iria suavizar o estilo Doo Wop para que fosse aceito em todas as camadas sociais.
O que ninguém poderia imaginar, é que a gravadora acertou na “receita” exata do que chamaríamos hoje em dia de boyband, e criou o primeiro grande e icônico grupo do mundo: Jackson 5, responsável pelo descobrimento do eterno rei do pop, Michael Jackson.
O Jackson 5 entregou além do esperado e conquistou o público, com a beleza, carisma e muitos talentosos e fazia todos delirarem com as suas músicas. A banda foi fundada em 1964, com os integrantes: Tito, Marlon, Jackie, Jermaine e Michael Jackson.
Os hits ABC, I Want You Back e I’ll Be There são os sucessos que carregam o nome do grupo, porém a banda teve seu fim 20 anos depois, quando Michael Jackson saiu para seguir sua carreira solo.
As primeiras boybands
The Beatles
O grupo encaixa perfeitamente com o modelo de boyband que estamos descrevendo, quatro jovens rapazes que faziam um sucesso absurdo. Tanto com as fãs quanto nas músicas.
Os ternos estilosos de Paul McCarteny, John Lenon, Ringo Star e Geoger Harrison, acarretou uma boa reputação para todos os integrantes da banda, que conseguiram seguir com a própria carreira solo.
Menudo
A banda foi criada em 1977 e formada em Porto Rico e produziu suas músicas até 1996. Porém, o grupo retornou em 2007 para a felicidade dos seus fãs, porém durou apenas dois anos e colocaram um ponto final definitivo.
O auge da boyband foi na década de 80, quando era composto pelos integrantes Roy Rosselo, Robby Rosa, Charlie Massó, Ray Reyes e Ricky Martin.
New Edition
New Edition é uma boyband de R&B que foi fundada em Boston, nos Estados Unidos, em 1978. A trajetória do grupo rendeu para os fãs 7 álbuns, teve seu auge na década de 80.
É reconhecida por ter sido um dos grupos que abriu o caminho no mercado para o sucesso das futuras boybands. Em 2003, eles voltaram a reunir, após 6 anos de hiato, e estão unidos até hoje.
New Kids On The Block
Em 1986, a banda foi fundada com todos os elementos de uma boyband e ainda reproduziam coreografias incríveis e emblemáticas para a época. Com certeza, um verdadeiro sucesso!
Muitos conhecem a banda a partir do single “Please Don’t Go, Girl”, do segundo álbum da banda, fez os meninos estourarem nas rádios e de uma forma incrível, todas as faixas do disco alcançaram o top 10 da Billboard.
Porém, o ápice da fama foi quando a banda lançou Step By Step, que faz sucesso até hoje. Confira:
Boyz II Men
O grupo se tornou a boyband de R&B e soul mais bem sucedida de todos os tempos (colecionando 14 álbuns e alguns recordes da Billboard, em alguns deles ficando atrás apenas dos Beatles e Elvis Presley).
Ao contrário de muitas boybands, Boyz II Men não teve data de validade, e está em atividade desde 1990. Suas canções End Of The Road, I’ll Make Love To You e One Sweet Day (com Mariah Carey) são exemplos de sucessos atemporais.
Backstreet Boys
É impossível não lembrar deles: Kevin Richardson, Howie Dorough, Brian Littrell, AJ McLean e Nick Carter, o Backstreet Boys. Os meninos viraram fênomenos atráves de suas músicas e coreografias que todos queriam reproduzir.
Um dos maiores símbolos da década de 90, os hits como I Want It That Way, As Long As You Love Me e Quit Playing Games, fazem sucesso até os dias de hoje.
‘NSYNC
A boyband foi outra sensação dos anos 90 bombástica, tanto quanto o Backstreet Boys, além de também ter sido a banda que revelo9u o Justin Timberlake. Com a fórmula clássica, o grupo também compartilhava coreografias virais.
Os sucessos da banda ainda são populares nas plataformas digitais, como Tearin’ Up My Heart, Bye Bye Bye e This I Promise You.
Veja também:
LETRA E TRADUÇÃO: MAROON 5 & HER – CONVINCE ME OTHERWISE
SAIBA AS DICAS MUSICAIS DESSA SEMANA NA ANTENA 1 (28/03 A 01/04)
SALA DE BATE PAPO