Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

'História negra é história americana', diz Biden ao lançar novo apelo aos eleitores

Placeholder - loading - Joe Biden e CEO da NAACP Derrick Johnson em museu de Washington  17/5/2024   REUTERS/Leah Millis
Joe Biden e CEO da NAACP Derrick Johnson em museu de Washington 17/5/2024 REUTERS/Leah Millis
Ver comentários

Publicada em  

Por Nandita Bose

WASHINGTON (Reuters) - O presidente norte-americano, Joe Biden, lançou uma nova tentativa de reforçar o apoio dos eleitores afro-americanos, nesta sexta-feira, buscando selar as rachaduras na coalizão democrata que o levou à vitória sobre o republicano Donald Trump em 2020.

Biden visitou o popular museu afro-americano no centro de Washington e cumprimentou seu público declarando: 'História negra é história americana'.

Mais tarde, ele e a vice-presidente Kamala Harris se reunirão em particular na Casa Branca com os Divine Nine, um grupo de irmandades e fraternidades historicamente negras.

Biden se reuniu na quinta-feira com famílias que tinham parentes envolvidos na decisão histórica da Suprema Corte de 17 de maio de 1954, Brown v. Board of Education, há 70 anos, que levou à dessegregação das escolas.

'Aprendemos melhor quando aprendemos juntos', disse Biden no museu.

Tudo isso leva ao discurso de formatura de Biden no domingo no Morehouse College em Atlanta, uma escola historicamente negra que foi a alma mater do ícone dos direitos civis Martin Luther King Jr.

Uma pesquisa New York Times/Siena College divulgada no início desta semana revelou que Trump tinha 20% dos votos dos negros, um sinal de que ele fez incursões em um bloco de eleitores que, em sua maioria, votou nos democratas.

Biden destacou que Trump e outros republicanos atacam programas destinados a melhorar a diversidade, a equidade e a inclusão.

Biden se juntou ao apresentador de um programa de rádio de Atlanta, Darian 'Big Tigger' Morgan, na quarta-feira, e fez duras críticas a Trump, ex-presidente que está tentando recuperar o cargo na eleição de 5 de novembro.

'Veja, Trump prejudicou os negros em todas as oportunidades que teve', disse Biden. 'As taxas de desemprego e de falta de seguro dos negros aumentaram com Trump. O plano tributário de Trump reforçou a discriminação. As famílias brancas típicas receberam o dobro do corte das famílias negras típicas. Eles falharam na resposta à Covid-19, deixando pessoas negras mortas e empresas de propriedade de negros fechadas.'

Alguns membros do corpo docente e alunos da Morehouse queriam que a faculdade retirasse o convite a Biden por causa do firme apoio de seu governo à guerra de Israel em Gaza, onde o número de mortos já ultrapassou 35.000. Mas a Casa Branca disse que a visita seria realizada conforme planejado no domingo.

Biden adotou medidas que beneficiam os negros norte-americanos, como a expansão do acesso à cobertura de saúde, e promoveu ganhos econômicos que levaram a taxas de desemprego para mínima recorde entre negros e à expansão do Crédito Tributário para Crianças, que ajudou a reduzir a pobreza infantil pela metade em 2021.

As pesquisas de opinião mostram que a eleição de 5 de novembro está se configurando como uma disputa acirrada entre Biden e Trump, fazendo com que o comparecimento dos negros norte-americanos - que compreendem populações consideráveis em Estados-chave como Geórgia, Michigan, Wisconsin e Pensilvânia - seja um aspecto crucial do caminho de Biden para a vitória.

(Reportagem de Nandita Bose e Steve Holland)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia FOREIGNER SE DESPEDE DOS FÃS BRASILEIROS COM SHOW HISTÓRICO EM SÃO PAULO

FOREIGNER SE DESPEDE DOS FÃS BRASILEIROS COM SHOW HISTÓRICO EM SÃO PAULO

A lendária banda Foreigner se despediu dos fãs brasileiros com um super show em São Paulo, na noite do último sábado, em uma apresentação marcada por emoção, energia e celebração. O evento, que aconteceu no Espaço Unimed, faz parte da turnê mundial de despedida do grupo e contou com a participação especial do vocalista original Lou Gramm, consolidando-se como um momento inesquecível para os fãs de rock clássico.

Como antecipado em entrevista exclusiva à Rádio Antena 1 pelo próprio Lou Gramm, a passagem pelo Brasil teria um significado especial. E assim foi: ao invés de um clima de tristeza, o que se viu foi uma verdadeira festa em homenagem ao legado de uma das maiores bandas do rock americano das décadas de 70 e 80.

Double Trouble Tour aquece o público com clássicos e surpresas

A noite começou em alto nível com a abertura da "Double Trouble Tour", projeto que reuniu os vocalistas Eric Martin (Mr. Big) e Jeff Scott Soto (Yngwie Malmsteen, Journey), acompanhados pela competente banda Spektra, formada por Leo Mancini (guitarra), Edu Cominato (bateria), BJ (teclados e vocais) e Henrique Baboon (baixo).

No repertório, sucessos das bandas pelas quais os cantores passaram, como "To Be With You" e "Wild World", do Mr. Big, além da poderosa "Separate Ways", do Journey, que permitiu a Soto mostrar toda sua força vocal. A surpresa da noite ficou por conta de uma cover intensa de "Crazy", de Seal, provando a versatilidade dos músicos em cena.

Foreigner entrega performance impecável na turnê de despedida

Após a abertura arrebatadora, foi a vez do Foreigner subir ao palco — e mostrar por que ainda é referência quando se fala em rock de arena. Com uma performance carregada de emoção e qualidade técnica, Jeff Pilson, Michael Bluestein, Bruce Watson, Chris Frazier e Luis Carlos Maldonado conduziram o público por uma viagem sonora de quase cinco décadas de história.

“Arrisco a dizer que Maldonado foi o grande destaque da noite — se isso for possível diante da qualidade técnica dos outros integrantes do grupo. Fiquei impressionado ”, comentou o jornalista João Carlos Santana, da Rádio Antena 1.

A setlist, fiel àquela apresentada em outras datas da turnê pela América Latina, incluiu todos os grandes sucessos da banda (confira abaixo). E, no momento mais aguardado da noite, Lou Gramm subiu ao palco para cantar as quatro últimas músicas do show, em um ato simbólico que representou não apenas a origem musical da banda, mas também o respeito mútuo entre artista e público.

Set List - Foreigner - São Paulo, 10 de maio de 2025

1. "Double Vision"
2. "Head Games"
3. "Cold as Ice"
4. "Waiting for a Girl Like You"
5. "That Was Yesterday"
6. "Dirty White Boy"
7. "Feels Like the First Time"
8. "Urgent"
9. Keyboard Solo
10. Drum Solo
11. "Juke Box Hero" (with Lou Gramm)
12. "Long, Long Way From Home" (with Lou Gramm)
13. "I Want to Know What Love Is" (with Lou Gramm)
14. "Hot Blooded" (with Lou Gramm)

Uma despedida inesquecível e novos planos para 2026

A noite de sábado entrou para a história tanto para os fãs quanto para os músicos do Foreigner. Um evento raro, emocionante e tecnicamente impecável (com direito a solos de teclado e bateria). Mas para aqueles que ainda sonham em ver a banda ao vivo uma última vez, há uma última chance.

15 H
  1. Home
  2. noticias
  3. historia negra e historia …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.